م درس فقه و أدب

Adab & Fiqh Ders 2021/02/03 Ders 3

Lista de assuntos:

  • O que você precisa saber sobre sobre Wudhu
  • Fard
  • Mandub
  • O que quebra o Wudhu
  • Hayd e Janabah
  • Isthada
  • Waswas
  • Dar Salams

Bismillahi Arrahman Arrahim. Tariqatuna Assohba wal khayru fil jam’iyya.

A lição de hoje é uma continuação das duas últimas lições sobre ghusl e wudhu, e a limpeza do corpo. Estamos falando de acordo com  a Madhhab al-Hanafi المذهب  الحن [a escola Hanafi de Fiqh]. Eu acho que há algumas senhoras que são de diferentes madhhabs, podem ouvir, mas devem seguir suas próprias madhhabs. Os novos muçulmanos, os novos seguidores, aqueles que não sabem o que são madhhab – Mawlana Sheikh Nazim, Mawlana Sheikh Muhammad está seguindo Madhhab al-Hanafi, então seguimos nosso Sheik com Madhhab al-Hanafi. Mas se algumas senhoras estão seguindo madhhabs diferentes, elas podem continuar seguindo suas madhhabs, está tudo bem. Então têm que saber que estamos falando de acordo com Madhhab al-Hanafi.

Bismillahi Arrahman Arrahim.

Na última lição, falamos sobre wudhu e como completamos nosso wudhu. Nós aprendemos que temos que lavar três partes do corpo e umedecer a cabeça: isso é tudo. E nós aprendemos sobre as sunnahs; e há algumas outras coisas que eu tenho que comentar. Em primeiro lugar, para homens com barba espessa, quando fazem wudhu não há problema em molhar a parte superior da barba, se for muito grossa. Mas se for uma barba fina, devem certificar-se de que a água passa e a pele fica molhada. Mas se eles têm uma barba espessa, está tudo bem se a água só for por cima.

Além disso, quando estiver lavando, certifique-se de que os espaços entre os dedos fiquem molhados. E se estiver usando um anel que está apertado no seu dedo, você tem que fazer assim (girando-o no dedo) para a água passar por baixo, de modo que fique molhado. E também as

suas unhas, tudo bem se você tiver unhas compridas, mesmo se houver sujeira embaixo delas, o importante é que a água possa tocar a parte de baixo e de cima delas. Mas, o seu wudhu não se conclui se você tiver algo em cima das unhas, como esmalte. Ou, como algumas pessoas que trabalham no campo, que têm sujeira ou barro sobre elas [as unhas] e, portanto, não permite a passagem da água. Ou quando estiver trabalhando com gordura e a gordura não está deixando a água passar, tem que tirar a gordura ou esmalte primeiro para tornar seu wudhu completo. Caso contrário, seu wudhu não está completo! E quando seu wudhu não está completo, sua adoração não está completa. Quando você faz wudhu, você não pode usar esmalte em suas unhas, ou coisas que impeçam a água de entrar nas unhas. Porque, para o wudhu ser completo, a água deve chegar em todas as partes do corpo que precisam ser lavadas, conforme consta do Alcorão.

Essas áreas devem ser bem lavadas.

Mas, se você tiver algumas rachaduras ou alguns ferimentos e colocar um pouco de creme ou remédio neles, então está tudo bem se a água correr sobre eles, não há necessidade de passar por eles. Se você tem uma desculpa, então está tudo bem que a água escorra sobre ele, mas se você não tem uma desculpa, deve ser molhado. Isso é para o wudhu estar completo. E também, está tudo bem se você raspar o cabelo ou cortar as unhas ou bigode, não há necessidade de renovar seu wudhu, o wudhu não está quebrado, para os homens. E quando você cortar as unhas, apenas lave a área.

Hajjah Amina costumava esfregar as unhas uma na outra e dizia:- Bismillahi Arrahman Arrahim, Qul Hu Allahu Ahad – 3 vezes a Sura Ikhlas, e soprava sobre elas, depois lavava as mãos, depois de cortar as unhas. Este é um pequeno segredo de Hajjah Amina para nós, isso é bom para a saúde das unhas.

Wudhu é  فرض  obrigatório para a nossa adoração,  como  as orações, ler o  Alcorão,  segurar o Alcorão, visitar lugares sagrados e também fazer tawaf. Para todas essas coisas, é obrigatório ter wudhu. Para fazer Tawwaf ao redor da Ka’bah você precisa ter wudhu. Talvez entrar no Haram sem wudhu esteja bem, mas você precisa ter wudhu para fazer tawaf ao redor da Ka’bah.

Em outras situações, Wudhu é mandub مندوب, que significa desejável ou recomendado, como fazer wudhu antes de dormir, fazer wudhu ao acordar, isso é recomendado, mandub. Fazer isso é recomendado e recompensado (thawab). E estar com wudhu todo o tempo, isso também é bom, quando você quebra o seu wudhu então faça wudhu de novo, e não saia por aí sem wudhu; isso é apreciado e recomendado. E também fazer wudhu em wudhu [quando você já tiver wudhu] é bom. E se você cometer algum pecado como calúnia ou contar mentiras, ou fazer algo que você sabe que é pecado, então você vai e faz wudhu, para se arrepender. E também fazer wudhu depois de lavar um morto e depois de ir para Janaza também é recomendado. E também ter wudhu para cada tempo de oração é bom. Você pode orar duas orações com um wudhu se não quebrá-lo, mas fazer wudhu para cada oração é bom.

E antes do ghusl de janaba – impureza ritual [Janabah acontece após ter relacionamento com o seu marido ou quando os homens têm sonhos molhados] wudhu também é recomendado. Se uma pessoa entrar em janaba, [ter relação com o marido], mas não há tempo para fazer ghusl – como talvez no Ramadã, porque o tempo do suhur está quase acabando – então podem fazer wudhu, comer e beber, e depois que o tempo do suhur terminar, podem fazer seu ghusl. Além disso, se você não tem tempo ou um lugar para o ghusl, e precisa esperar até de manhã depois de estar em janaba, você pode fazer wudhu e dormir. E também quando estier com muita raiva, fazer wudhu te acalma; é recomendado. Estas são situações em que o wudhu é recomendado.

Agora aprendemos o que é wudhu, como fazê-lo, quando é adequado e quando é recomendado. E agora, inshallah, nós aprenderemos sobre as coisas que quebram seu wudhu. Tudo que sai pela frente e pelo fundo da parte de baixo do seu corpo [as partes íntimas], quebra o seu wudhu. A menos que seja apenas o ar saindo pela frente, para as mulheres [gás vaginal], porque está vindo do útero e não da parte de trás, apenas isso não quebra seu wudhu.

As mulheres algumas vezes têm secreções. Você faz o seu wudhu e pode colocar um pano limpo; algumas senhoras têm tanto corrimento – isso é normal, algumas só quando estão perto da menstruação que têm essa descarga. Enfim, quando fizer seu wudhu, você coloca um absorvente limpo [protetores de calcinha], e pode orar, e faça wudhu mesmo com essa descarga, está tudo bem. A menos que este absorvente esteja cheia de secreção, ou seja movido de seu lugar, então seu wudhu está quebrado.

Além disso, quando você tem um bebê, seu wudhu é quebrado, mesmo se você não tiver sangue. Hazrat Fatma هللا عنها ر nunca menstruou e nunca teve sangue de nifas [sangramento pós-parto]. É por isso que ela se chama Fatma al-Zahra ou Al-Batool. Hazrat Maryam também é chamado de Batool, porque elas nunca tiveram período ou sangue de nifas.

E também, se houver sangue saindo de seu corpo de uma ferida, e a quantidade de sangue for maior que do tamanho do seu polegar, isso quebra o seu wudhu. Em diferentes madhhabs, as regras são diferentes, mas em nossa madhhab a quantidade de sangue não deve ser maior do que o tamanho do seu polegar, se for maior do que o seu polegar, seu wudhu está quebrado. E se você tiver uma ferida sangrando, cubra-a e limpe-a quando estiver fazendo wudhu, como

fazemos com o mest ou o Khuff الخ ف. Então, se a sua ferida está sangrando continuamente ou

começa a sangrar novamente quando descoberta, você apenas a cobre e a enxuga.

Além disso, para uma ferida que tem pus saindo dela, também se a quantidade for maior do que o seu polegar, seu wudhu está quebrado. E novamente, se você tiver um ferimento, e sangue ou pus estiver saindo continuamente, cubra-o e limpe sobre ele. Mas se você descobri-lo e o sangue ou pus sair novamente, seu wudhu está quebrado.

Além disso, se você estiver com a boca cheia de vômito, isso quebra o wudhu. Se você vomitar uma pequena quantidade, está tudo bem, mas se você tem a boca cheia de vômito que você não consegue fechar a boca, e sai, isso quebra seu wudhu. E também se você vomitar um pouquinho, depois um minuto mais um pouquinho, e depois de outro minuto um pouquinho mais, essas pequenas quantidades somam uma boca cheia de vômito, então seu wudhu está quebrado. Você precisa fazer um novo wudhu.

E se ao lavar a boca sua gengiva sangrar, e quando você cuspir a cor da sua saliva ficar mais sangrenta do que cor de saliva, isso quebra seu wudhu. Se a cor for clara, então há mais saliva do que sangue, então está tudo bem. Mas se a cor do sangue for maior, o que significa que saiu muito sangue (mais do que o tamanho do polegar), então você tem que renovar seu wudhu.

Além disso, dormir quebra seu wudhu. A menos que você esteja dormindo como se eu estivesse aqui assim, ou seja, suas nádegas estão completamente planas no chão, dormir assim está OK. Mas se alguém remover o travesseiro de atrás de suas costas e você cai de lado, então suas nádegas não estão no chão, e então você vai precisar de um novo wudhu. Mas se você adormecer enquanto está sentada, sem mudar de posição, está tudo bem. Se você está sentada com seus pés embaixo, como faz no salah, oração, e suas nádegas estão no chão, mas não completamente apoiado nele, e você adormece, seu wudhu se foi. Então, apenas se suas nádegas estiverem completamente planas no chão e não se moverem, e não houver espaço vazio embaixo de você, e você adormece nesta posição, está tudo bem, a menos que você caia. Além disso, se você dormir deitada (posição normal), ao acordar precisará fazer um novo wudhu.

E também desmaiar, ficar louco, perder a cabeça, e também ficar bêbado e rir enquanto você está orando [alto o suficiente para que outra pessoa o ouça] então seu wudhu está quebrado. Se, quando você está orando, e apenas você se ouve rindo, então apenas a oração é interrompida, mas o wudhu ainda está bem. Mas se alguém, outra pessoa ouve sua voz, então o wudhu e a oração são quebrados.

Além disso, se a mulher e o marido se tocam sem roupas, o wudhu se quebra. Isso está em nossa madhhab. Dentro de diferentes madhhabs, se suas mãos se tocam, isso quebra seu wudhu, mas em nossa madhhab se marido e mulher se tocam sem véus, roupas entre eles, o wudhu está quebrado.

Então é isso que quebra wudhu, inshallah, todas vocês [já] saibam disso. O que quer que venha dos dois lados [da frente e de trás], como urina, fezes, fratulência, secreção, sangue, quebra o wudhu. Algumas pessoas podem ter dificuldades devido às condições de saúde e não podem controlar quando passa o vento. A regra é, você faz wudhu para cada tempo de oração e então ore com este wudhu, não importa o que aconteça. A cada oração é necessário fazer um novo wudhu, e com este wudhu podem orar, podem ler o Alcorão, podem tocar o Alcorão, podem fazer tawaf, mas para o próximo tempo de oração têm que fazer um novo wudhu. Isso também é para as pessoas com problemas de urina [incontinência urinária] ou hemorróidas, então elas têm que ter um absorvente, ou algo assim para coletar a urina ou o sangue. E, para cada oração, um novo absorvente e um novo wudhu, e elas podem orar. Isso é OK, porque elas têm uma desculpa legal / Shari’ah, a permissão رخصة

Algumas pessoas sempre têm dúvidas sobre seu wudhu e não têm certeza se seu wudhu está correto ou quebrado. Isto é Waswas وسواس, sussurro de shaytan e dúvida. Só se você sentir o cheiro ou ouvir a passagem do vento, apenas nesse caso seu wudhu está quebrado. Waswas وسواس significa que shaytan está brincando com elas, tornando-as em dúvida se isso aconteceu ou não. A regra é você ouvir o som ou sentir o odor, para que o wudhu seja considerado quebrado.

Pessoas que têm partes do corpo faltando … como sem braços ou sem pernas … nesse caso elas podem lavar as partes que tem, para o wudhu. E se não têm braços ou pernas, então tem permissão para orar sem wudhu.

Mas, elas não podem deixar a oração.

O que não quebra o seu wudhu é quando você tem um ferimento e ele está aberto e há um pouco de sangue, mas não está fluindo – isso não quebra seu wudhu. E também se você tiver uma ferida que está curada e a crosta da superfície está saindo, isso não quebra seu wudhu. Hoje em dia não temos isso, mas também há algumas feridas com vermes, isso não quebra o

wudhu, se houver alguns vermes ou insetos saindo para fora do seu nariz ou dos seus ouvidos, não quebra o wudhu.

Além disso, tocar em suas áreas privadas não quebra seu wudhu. Tocar uma senhora, mahram ou não-mahram, com a mão, ou acidentalmente, não quebra seu wudhu. Também trocar fraldas de bebês – não quebra o wudhu.

Vomitar sem ter a boca cheia de vômito não quebra o wudhu. E também, se você tiver muito catarro e você está tossindo e tanto sai de sua boca, isso não quebra seu wudhu. E quando você está dormindo enquanto está sentado e apenas move a cabeça, isso não quebra seu wudhu. E se alguém está dormindo enquanto ora, isso não quebra seu wudhu. E isso é tudo, alhamdulilah.

E tudo o que quebra wudhu, quebra tayammum também. E isso é inshallah, o fim da seção wudhu.

Agora, apenas uma pequena coisa sobre os períodos e nifas نفاس, nifas é o sangramento das mulheres após terem tido bebês [sangramento pós-parto]. Quando você está menstruada, deve durar pelo menos 3 dias para que seja contado como um período, e a duração máxima de um período é de 10 dias e a duração mínima de limpeza (sem período) é de 15 dias. Para as nifas, para o sangramento após ter um bebê, não se sabe quanto tempo dura, então elas sempre contam desde o primeiro bebê de uma senhora, quantos dias ela teve, algumas senhoras têm alguns dias e isso é tudo, algumas senhoras têm 10 dias, cerca de 20, cerca de 30, cerca de 40. O máximo no Hanafi madhhab é 40 dias, após é isthadha إستحاضة, também para o período [menstrual] após 10 dias é isthadha. Isso significa que não é mais período, ou nifas, é sangue limpo, você está continuando a sangrar por causa de algum distúrbio no corpo. Então, se após 10 dias desde o início de sua menstruação você ainda estiver tendo sangue, no dia 11 você pode fazer ghusl e começar a orar, e começar a adorar normalmente e pode ter relacionamento com o marido sangue é o Isthadha e é considerado limpo por 15 dias. Com nifas, se você ainda sangrar depois de 40 dias, você também conta 15 dias a partir do dia 41 e nesses 15 dias, mesmo que tenha sangue, é considerado limpo. Se houver sangramento ou manchas após 15 dias, o dia 16 é contado como tendo seu [novo] período.

Para isthadha إستحاضة, é preciso ter um absorvente ou algo para coletar o sangue. E, para cada oração um novo absorvente e um novo wudhu, e com este wudhu podem rezar nafl, podem ler o Alcorão, podem tocar o Alcorão, podem fazer tawaf, mas para o próximo tempo de oração têm que fazer um novo wudhu, e [usar] um novo absorvente. Elas têm uma desculpa legal / permissão da Shari’ah رخصة

E as nifas, pode acontecer depois de você ter um bebê ou de um aborto espontâneo. Para o aborto ser contabilizado como nifas, o feto tem que estar formado. Mas se for apenas como um coágulo de sangue e não tiver uma forma, é contado como um período, então, após 10 dias de sangramento, você começa a orar. Mas se tiver uma forma, você conta como nifas, até 40 dias, e se o sangue continuar por mais de 40 dias, é isthadha إستحاضة.,

E quando você está menstruada ou com nifas, você não ora, você não jejua, você não vai para a Ka’bah, não faz tawaf em torno da Ka’bah, não entra na mesquita, não tem relacionamentos com seu marido, não visita lugares sagrados, sepulturas sagradas ou até cemitérios. E você não lê o Alcorão, e não toque no Alcorão. Isso é para mulheres em seu período ou nifas.

Quanto ao wird Naqshbandi, Mawlana Sheikh Abdullah (ە ö قدس هللا costumava dizer que Allah não está pedindo às mulheres orações ou jejuns nestes dias, então não podemos pedir wird.

Mas, se você se sentir  muito pesada, pode ler astaghfirullah

استغفر

ال, pode ler Salawat

(Allahumma salli ‘ala Muhammadin wa‘ ala ‘aali Muhammadin wa sallim), pode ler La ilaha illa Allah.

Além disso, se você estiver em janabah, não pode orar, não pode ler ou tocar o Alcorão, não pode entrar em uma mesquita ou um maqam ou qualquer lugar sagrado, a menos que você esteja passando – sem entrar e sentar, até que você se limpe e faça ghusl de Janabbah.

Algumas senhoras estão perguntando: “Podemos ler o Dala’il al-Khayrat quando estivermos menstruadas?”. Dala’il al-Khayrat é apenas salawat sobre o Profeta وسلم عليه هللا صىل, você pode lê-lo, mas se não ler, é melhor. Não precisa duvidar para tudo. Além disso, você pode ir ao dhikr se for em um lugar como uma dergah, mas se for em um lugar chamado masjid ou mesquita, não vá. Mas se for uma dergah ou uma pequena zawiya, ou uma casa, você pode ir. Não se sente muito no meio, pode se sentar ao lado do círculo ou atrás do círculo, está tudo bem. Mas não recite os Versos do Alcorão que lemos, apenas faça o dhikr com eles (La ilaha illa Allah, Allah Allah, Haqq, Hayy …) isso você pode recitar, mas não recite os versículos, apenas fique quieta durante essa parte.

Muitas senhoras estão se opondo a isso e perguntando por que, e como, e quem, e assim por diante. O período, e as nifas são da natureza das mulheres, que Allah deu às mulheres. Não podemos discutir. Não dizemos por quê, como, ou quem. Muitas Senhoras, quando antes não eram devotas o suficiente, nunca pensavam que é bom ou ruim, ou eu não sei o quê.

Depois que se tornam piedosas e começam a orar, shaytan está sempre trabalhando em suas mentes e em todos os períodos temos estas questões: ‘Por que não podemos fazer isso? Por que não podemos fazer isso?’ etc. Isto é de Allah, não é minha regra. Allah deu às senhoras e Allah fez as regras. Tudo o que temos que fazer é obedecer, isso é tudo. Eu sempre fico com raiva com essa coisa.

E para as orações, Allah não pede que as orações sejam feitas, mas Ele pede que o jejum seja feito, uma pequena história sobre isso e depois encerramos esse assunto. Adão alayhi salam e Hazrat Hawwa, quando vieram à Terra, Hazrat Hawwa teve seu período pela primeira vez, e ela perguntou o que fazer com as orações, se ela deveria orar ou não. Hazrat Adão perguntou, e Hazrat Gabriel veio e disse: “Não há necessidade de rezar, está tudo bem e não precisa compensar”.

Então foi a vez do jejum, e também Hazrat Hawwa teve seu período, ela perguntou: “O que devo fazer? Devo jejuar ou não?”

Então Hazrat Adão disse: “Não há necessidade de jejuar”.

Então Hazrat Gabriel veio e disse: “Ok, não precisa jejuar, mas você deve compensar. Porque a primeira vez era de Allah e a segunda vez era sua”.

E também, o jejum leva apenas alguns dias e é apenas uma vez por ano que temos o Ramadã, mas as orações temos que fazer ao longo do dia e do ano. E repor elas, seria difícil e pesado para

as senhoras, então Allah nos dispensa de fazer as orações. Então, senhoras, por favor, aceitem e sejam gratas por vocês serem mulheres e, por favor, não discutam tanto essas coisas.

Quando você está jejuando dias nafl como Ashura, ou como os dias [no mês de] Rajab e de Shaban, o dia de Arafat e assim por diante, algumas vezes acontece que você quebra o jejum – se você ficar menstruada, ou algumas vezes se você é um convidado em algum lugar e eles oferecem comida, então você quebra o jejum porque você é um convidado e o anfitrião insiste em lhe oferecer comida. Esses jejuns são nafl, não obrigatórios, e você os está fazendo voluntariamente. Então, se você quebrar seu jejum nestes dias está tudo bem, mas então você tem que compensar, porque você fez a intenção de jejuar.

Os dias que você tem que compensar com certeza são os dias do Ramadã. Mas se houver um dia sagrado e você estiver em seu período, como em Ashura ou no dia de Arafat, e você esteja menstruada, e todo mundo esteja jejuando, mas você não, tudo bem, você não tem que compensar o nafl, os dias voluntários. Somente se você estiver jejuando e você o quebra, então precisa compensar este dia. Mas se não, não há necessidade de fazer o jejum em outro dia para [compensar] esses dias. Compensar os dias perdidos é apenas para o Ramadã.

E as mulheres que estão grávidas ou em fase de parto podem quebrar o jejum no Ramadã. Isso é para o Ramadan, inshallah Ramadan está chegando. Mas alhamdulilah elas são jovens, são saudáveis, fazem intenção de compensar esses dias, dia a dia, inshallah Allah lhes dá vida longa e elas podem terminar, inshallah. Wa min Allahi At-tawfeeq. Fatiha.

Mais uma coisa, uma pequena coisa sobre adab. Há um hadith em que um sahabi [companheiro do Profeta وسلم عليه هللا صىل [veio ao Profeta وسلم عليه هللا صىل e perguntou: “Ya Rasul Allah, qual é a melhor coisa que posso fazer para ser seu vizinho no Céu, no Paraíso? ”

O Profeta وسلم عليه هللا صىل disse a ele: “It’am ut-ta’m, ifsha’ as-salam wa salatu wannasu niyam و الصلة و الناس نيام إطعام الطعام و إفشاء السلم – “alimentar as pessoas, dar salam e orar à noite quando as pessoas estão dormindo.

O  que  eu  quero  falar  agora  é  o  salam:  ‘As-salamu  aleykum  السلم  عليكم’.  Quando  alguém  diz ‘Assalamu aleykum’ ou As-salamu aleykum wa rahmatu Allahi wa barakatuhu ’e o outro responde:

‘Wa-aleykum as-salam wa rahmatu Allahi wa barakatuhu’. Dar salam é sunnah, mas responder ao salam é fard, obrigatório. E sempre é recompensado. O significado de muçulmanos uns para os outros é salam: ‘As-salamu aleykum’, ‘Wa-aleykum as-salam’. Tanto a pessoa que diz ‘As- salamu aleykum’, como a que responde ‘Wa-aleykum as-salam’ são recompensadas. Se o prolongarem: ‘As-salamu aleykum wa rahmatu Allah’, então a recompensa é maior, se fosse 10, agora é 20, se 20, agora é 30. Adicionando ‘wa rahmatu Allahi wa barakatuhu ‘, é recompensado em conformidade.

O salam é para encorajar o amor entre os muçulmanos e entre todas as pessoas. Dar salam um ao outro é fazer wudd, criar familiaridade e amor entre si e na comunidade. A pessoa que anda deve dar salam ao que está sentado, o mais novo deve dar salam primeiro ao mais velho, a senhora deve dar salam ao marido. [Uma senhora não deve dar Salams / cumprimentar homens que são considerados estrangeiros para ela de acordo com a Shari’ah; homens estrangeiros geralmente não são parentes de sangue]

E também está no Alcorão: ‘Wa idha huyyiytum bi tahiyyaJn fa huyyu min-ha bi ahsan min-ha aw rudduha, Alcorão: 4:86. Isso significa que se alguém disser salam para você, você deve

responder com ‘Wa-aleykum as-salam wa rahmatu Allah’ ou pelo menos dizer ‘Wa-aleykum as- salam’.

Além disso, quando estiver entrando em suas casas, dê salams. Isso é algo que Mawlana e Hajjah Amina sempre fazia e eu também faço. Quando você abrir a porta de sua casa, diga ‘Bismillahi Arrahman Arrahim, As-salamu aleykum’, você tem que fazer salam para a casa vazia. É sunnah fazer salam para uma casa vazia.

E fazer salam ou se levantar por alguém importante ou respeitado, também é recompensado e não é makruh مكروە. É um bom adab mostrar respeito a alguém, a menos que essa pessoa lhe diga: “Não se levante”.

Isso também tem a ver com salam.

Além disso, com os não-muçulmanos, saudá-los do seu jeito também é bom. Por que isso fecha a porta de fitna, e fitna é haram. Mas, como muçulmanos, para cumprimentar uns aos outros com ‘As-salamu aleykum’, ‘Wa-aleykum as-salam’ ou Merhaba’, isso é para os muçulmanos. Mas, para os não muçulmanos, saudá-los em sua própria língua: ‘olá, oi, tschüss’ etc, isso está OK para não-muçulmanos. Isso faz com que as pessoas não se distanciem tanto de você, nos livros da Shari’ah é escrito que é para prevenir fitna.

Hoje em dia, subhanallah eu não sei, muitos muçulmanos – estou sempre chateada com isso – eles sempre vêm, especialmente para a dergah, e nunca dizem ‘Salamun aleykum’. Você vê que eles estão cobertos e parecem muçulmanos. Nós realmente temos que cuidar disso. Quando você vai a algum lugar, mesmo que não saiba, as pessoas que você tem que dizer ‘Salamun aleykum’. Isso é sunnah e temos que segui-la. Isso também cria familiaridade e proximidade entre as pessoas e entre os muçulmanos. Portanto, temos que cuidar disso.

Inshallah, próxima vez, em duas semanas, se você tiver algumas perguntas sobre as três lições que tivemos agora, mande-os para Hajjah Riham. Inshallah, na próxima vez vou tentar responder a essas perguntas, quem tem dúvidas ou não entendeu, mas por favor, façam boas perguntas, não as torne longas ou perguntas não compreensíveis.

E depois disso, inshallah iniciaremos a seção salah الصالة. Este é o fim da seção wudhu. Inshallah, espero que seja compreensível. Espero que com meu inglês vocês entendam isso e eu faço astaghfirullah, peço perdão a Allah Azza Wa Jalla se eu perdi alguma coisa, se perdi alguma coisa, talvez algumas coisas que eu simplesmente ignorei. Inshallah, espero que todas vocês se beneficiem com isso e estejam entendendo.

  Wa min Allahi at-tawfeeq

  Fatiha

?

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Comente