Quem somos?
A Ordem Naqshbandi do Brasil é ligada à Ordem Naqshbandi Haqqani do Chipre (próximo à Turquia).
A Ordem Naqshbandi é uma das mais tradicionais ordens sufis do mundo. Além de estar entre as mais tradicionais é também uma das ordens sufis mais ortodoxas que existe. É também a maior ordem sufi do mundo com mais de 100 milhões de adeptos. Aqui no Brasil é a maior ordem sufi dentre os brasileiros(as) praticantes do sufismo.
O que é uma ordem sufi ortodoxa?
A Ordem Naqshbandi é uma ordem sufi ortodoxa, pois ela orienta a todos os seus discípulos a seguirem o Islam Sunita Tradicional em todos os assuntos da religião islâmica. Em especial, ensina as orientações da Escola de Jurisprudência Hanafi (Fiqh Hanafi). E também as orientações da Escola de Crença Maturidi (Aqidah Maturidi). Consequentemente ela segue, em todas as suas orientações, os Ahlus Sunnah wa Jamaat (Islam Sunita Tradicional). Por isso, é uma das ordens sufis mais ortodoxas que existe.
A Ordem Naqshbandi tem suas raízes em importantíssimos sábios sunitas tradicionais, que viveram há mais de 1.400 anos. E de lá para cá foi liderada por eminentes Masheikhs (plural de Sheikh), numa sucessão de quarenta e uma gerações, que compõem a Cadeia Dourada da Ordem Naqshbandi.
No Brasil, de maneira organizada e estabelecendo comunidades de naqshbandis em diferentes cidades do país, a Ordem Naqshbandi é bastante recente, tem pouco mais de 10 anos. Contrastando com seus mais de 1.400 anos de história.
Em sua história recente destaca-se Sheikh Nazim al-Haqqani (40º mestre da Ordem, falecido em 2014), que difundiu intensamente a Ordem Naqshbandi no mundo todo. Estava entre os muçulmanos mais influentes do mundo, segundo revistas especializadas. Hoje a Ordem está presente em quase todos os países do mundo, inclusive no Ocidente, com milhares de adeptos na Europa, sendo raro encontrar algum país no qual a Ordem não esteja presente.
Atualmente o mestre da Ordem Naqshbandi é Sheikh Mehmet Adil an-Naqshbandi (41º), que vive em Lefke, no Chipre. Sheikh Mehmet dá continuidade aos ensinamentos de Sheikh Nazim e de todos os demais Masheikh da Ordem, sedimentando cada dia mais o sufismo e o Islam Sunita Tradicional no coração dos naqshbandis pelo mundo todo.