بسم الله الرحمن الرحيم
Ders Fiqh & Adab ? درس فقه و أدب
2021/01/12, Ders 2
Lista de Assuntos:
• O Wudhu – الوضوء
• Khuff ou Mest – الخف
• Tayammum – مم > الت
• O adab com a comida
• A história de Shah Naqshaband
Salamun alaykum senhoras. Bem-vindas ao nosso Ders. Há um ayah karima [verso santo] no Quran, Allah Azza Wa Jalla diz: ‘Wa dhakkir fa inna ad-dhikra tanfa’al mu’mineen’ WَU V ومِنِ [ مُ] وَذَكِّرْ فَإِنَّ الذِّكْرَىٰ تَنْفَعُ ٱل [Quran 51:55].
Lembrar é benéfico para os crentes.
Na semana passada falamos sobre ghusl غسل e inshallah, temos a transcrição disponível no Google Drive – Hajjah Riham a organizou – está em muitos idiomas agora. Talvez eu tenha esquecido algumas coisas, ou algo estava faltando, mas minha intenção é apenas lembrar. Com certeza, a maioria de vocês sabe muito sobre fiqh e sobre as coisas que estou falando, mas também gostaria de lembrar. E talvez você aprenda sobre alguns pequenos pontos que alguns de vocês estão perdendo. É ridha’an lillahi ta’ala رضاءاً لله تعالى, pelo amor de Deus, para o prazer de Deus.
Bismillahi Ar-rahman Ar-rahim. Hoje vamos falar sobre wudhu وضوء. Wudhu é ablução.
Para orar, fazer salah, ler ou tocar o Alcorão, fazer tawaf ao redor da Ka’bah, para visitar lugares sagrados, precisamos fazer ablução, wudhu. Primeiro, antes de fazermos wudhu, precisamos estar limpos em nossos corpos. Falamos sobre ghusl, alhamdulilah – você não precisa tomar ghusl todos os dias, mas wudhu você precisa fazer antes de cada oração. صلاة Wudhu é limpar, lavar quatro partes do seu corpo com água.
Mas antes de fazermos wudhu, temos que estar limpos em nosso corpo. Isso significa que quando usamos o banheiro, temos que nos limpar. A melhor coisa para se lavar é água. Mas algumas pessoas têm desculpas, outras não podem usar água ou talvez em alguns lugares não haja água. Antigamente limpavam com pedras ou algumas folhas de árvores, mas hoje temos papel higiênico. Se você não tem água para se lavar, ou se não pode usar água para se lavar, pode usar papel higiênico, limpando as áreas privadas por pelo menos 3 ou 5 vezes, ou 7 ou 9 vezes. Não mais do que 9 vezes, porque então é como waswasa وسوسة [sussurros satânicos], é demais. Mas limpe até que esteja seguro de que a área está limpa. Isso é limpar.
Além disso, para uma boa limpeza – porque alguns não sabem disso precisamos remover os pelos das áreas privadas, [os pelos pubianos]. Se você puder fazer isso toda semana, a cada duas semanas, pelo menos a cada 40 dias você precisa remover os pelos da parte de baixo, em sua área privada, e também das axilas.
Em outros locais é só para beleza, mas isso você tem que manter limpo, porque mesmo com a lavagem ou enxugamento, às vezes a najasa نجاسة, a sujeira, fica lá e isso não é bom, então precisamos tirar os pelos dessas áreas. Não há haya ‘fi ad-deen حياء في الدين [não há timidez na religião], não devemos ter vergonha de dizer isso. Portanto, se você não conseguir encontrar tempo, pelo menos a cada 40 dias, é preciso tirar os pelos dessas áreas privadas.
E quando estamos limpos, nos enxugamos, temos que nos certificar de que nossas roupas também não tenham najasa ou sujeira. Para os homens, existe algo chamado isibra’اء .. إست. Talvez algumas mulheres tenham maridos ou filhos que possam contar, porque a situação dos homens é diferente da [situação] das mulheres. Isibra’ deve esperar um pouco até que a urina pare de sair completamente. Ao urinar, às vezes há uma ou duas gotas depois, então eles precisam esperar, ou talvez tossir, esperar um pouco até que as duas ou três gotas saiam, e então está limpo.
Porque um dia o Profeta صلى الله عليه وسلم estava passando em frente a um cemitério e disse: “As pessoas nestas duas sepulturas estão sendo punidas.”
Eles perguntaram: “Por que, Ya Rasul Allah?”
Ele respondeu: “Porque elas não limpavam a urina.”
Portanto, você deve cuidar para que sua área privada esteja completamente limpa, e suas roupas íntimas e roupas estejam limpas, não com najasa. Há permissão, se você não puder se limpar ou se estiver sozinho e não puder se limpar, então é permitido que até 1/3 (um terço) da sua roupa esteja suja. Mas isso significa que você não pode se mover, você não tem ninguém para ajudá-lo, neste caso é permitido ter roupa suja. Caso contrário, apenas uma quantidade de sujeira do tamanho de um polegar poderá estar impregnada em suas roupas, se for maior do que o polegar você tem que limpá-la. Ou você a limpa, ou muda de roupa. Limpa essa área, ou se for sua roupa íntima – ou algo assim, você troca. E isso é para estar limpo.
Para wudhu, começamos com ‘Bismillahi Ar-rahman Ar-rahim’. Fazemos intenção: ‘Nawaytu al-wudhu نويت الوضوء’ – pretendo fazer wudhu. Assim, ‘Audhu billahi min ash-shaytani ar-rajeem .أعوذُ بالله من الشيطان الرجيم Bismillahi Ar-rahman Ar-rahim بسم الله الرحمن الرحيم. ‘Nawaytu al-wudhu نويتُ الوضوء. Isso é tudo sunnah. Lavamos a boca com água três vezes, e o nariz com água três vezes: isso é sunnah mu’akkadah سنة مؤكدة, algo que o Profeta صلى الله عليه وسلم sempre fazia. A primeira ação, a primeira ação obrigatória é lavar com água o rosto desde a linha do cabelo até debaixo do queixo. E com relação a água que você usa, certifique-se de não abrir a torneira muito ou muito pouco, mas no meio termo.
O Profeta صلى الله عليه وسلم disse: “Se você tem um rio na sua frente e está fazendo wudhu, não desperdice.”
Quando pegamos a água não jogamos na cara, não. Faça assim, coloque um pouco de água e lave o rosto. Sem respingos. Se você lavar o braço até o cotovelo, incluindo o cotovelo, você o lava três vezes. Certifique-se de que a água atinge tudo, sem molhar todo o seu corpo e todas as suas roupas! Faça isso com atenção, devagar e com cuidado, certifique-se de que a água alcance seu braço até o cotovelo, incluindo a parte interna do cotovelo. Primeiro o lado direito três vezes e depois o lado esquerdo. Três vezes. Esta é a segunda ação obrigatória de wudhu. Temos 4 ações obrigatórias no wudhu: lavar o rosto, lavar os braços até os cotovelos.
A terceira ação obrigatória é molhar a mão um momento e apenas colocar a palma da mão na cabeça e pressionar – cerca de ¼ (um quarto) da cabeça. Isso é tudo. Outras madhhabs têm maneiras diferentes, mas na madhhab Hanafi nós só fazemos isso. Você faz isso uma vez, não três vezes, apenas uma vez. Eles chamam isso de masah مسح, nem mesmo é lavar, é limpar. Molhar a mão e enxugar na cabeça.
Então você limpa dentro das orelhas e atrás delas e no pescoço uma vez, molha a mão e faz. Este é sunnah ghair muakkadah مؤكدة سنة غ. Se você esquecer, está tudo bem. Se você sempre fizer isso, é melhor. Limpar dentro da orelha, atrás dela, e atrás do pescoço, uma vez.
A quarta [ação] obrigatória do wudhu é lavar os pés até os tornozelos três vezes e garantir que a água vai entre os dedos dos pés e vai até o tornozelo. Também são três vezes. Na verdade, uma vez é fard, duas vezes é wajib e três vezes é sunnah. Portanto, temos certeza de fazer isso. Se você não tem tanta água, pode lavar uma vez. Mas agora, alhamdulillah, agora todos temos torneiras e água em todas as casas, então não é algo impossível de fazer. Este é o wudhu.
Além disso, temos tayammum مم; ت. Tayammum é em vez de wudhu, ablução, quando você não tem água, ou se você não pode usar água, ou se usar água vai te prejudicar, então é permitido que você faça tayammum. Tayammum significa limpar em solo muito limpo, terra. Tem duas ações obrigatórias, fard. Uma é que você faz a intenção. Tayammum é diferente do wudhu em um aspecto, quando você faz wudhu, você cria intenção apenas para wudhu. E com este wudhu, você pode orar, pode ler o Alcorão, pode fazer tawaf, pode até orar duas orações com o mesmo wudhu, se você não quebrar seu wudhu. Mas com tayammum, qualquer que seja a adoração que você vai fazer, você faz a intenção para isso quando está fazendo a intenção para tayammum.
Se você quer orar, faz a intenção de que ‘estou fazendo tayammum para oração, para salah’. Ou ‘estou fazendo tayammum para ler o Alcorão e assim por diante. Portanto, para tayammum, você deve declarar em sua intenção o que deseja fazer, por exemplo, orar, ler o Alcorão, fazer tawaf, etc. Se você fizer tayammum e orar, precisará de outro tayammum para ler o Alcorão. Você não pode orar duas orações com um tayammum, mas um novo tayammum para cada oração.
Para fazer tayammum, você precisa bater com a mão na terra limpa, pode ser de qualquer tipo, pode ser pó, pode ser mármore, mas não com algo sobre ele: mármore puro, pode ser areia, qualquer coisa que esteja seca e limpa na terra. E ter certeza de que está limpo. Até mesmo uma parede, se estiver limpa. Você acabou de fazer a intenção ‘Estou fazendo a intenção de tayammum para fazer tawaf (por exemplo)’.
Em seguida, você bate com a mão na terra limpa e limpa o rosto uma vez, e na segunda vez você limpa a mão direita até o cotovelo e depois na mão esquerda até o cotovelo. Isso é tayammum. Então você pode orar, ler o Alcorão, fazer tawaf. Mesmo às vezes quando você tem que ir a algum lugar ou quer dormir, pode fazer tayammum e depois dormir. Está tudo bem, é como wudhu, se não tem um lugar para wudhu.
Tayammum também é para ghusl, isso também foi [mencionado] no Alcorão, quando você precisa de ghusl e não tem água. O Profeta صلى الله عليه وسلم estava indo para ghazwa, guerra, com seu exército e alguns homens precisavam fazer ghusl, mas não havia água suficiente para ghusl: a água era apenas para beber. Então veio o ayah karim [verso sagrado]: ‘Faça tayammum مموا> ت’, então eles estavam se limpando e fazendo tayammum com a intenção de ghusl. Não havia água suficiente nesses locais.
Também para tayammum, há um hukum [governante] inshallah que eu possa falar sobre isso. Hoje em dia é diferente, mas se uma senhora estava viajando com um homem e morria, então eles podiam fazer tayammum para ela sobre a roupa e é como o ghusl de janaza [funeral]. Porque não há mulher para lavá-la. Além disso, se um homem estava viajando com mulheres e morreu no caminho, e essas mulheres não eram próximas a ele (uma esposa, filha ou irmã), elas poderiam fazer tayammum para ele e é ghusl para janaza غسل الجنازة. Mas a intenção deve ser assim. Essa é uma regra antiga, desde o tempo em que as pessoas andavam a pé ou em caravanas.
Enfim, para wudhu, se você está em um lugar em que não pode, se lave como se você tivesse um braço ou pé quebrado, ou algum ferimento, que não pudesse lavar, você pode fazer masah مسح, pode enxugar até que você se recupere. Cada vez que fizer wudhu, pode fazer masah, limpar sobre ele. Se você tiver uma ferida ou algo assim, pode fazer isso.
Além disso, com relação ao khuff خُف, ou mest (palavra turca para Khuff) que usamos nos pés. Em nossos países frios, estamos sempre usando-os e o Profeta صلى الله عليه وسلم os usava enquanto estava indo para o ghazwa غزوة, para a guerra. Você faz seu wudhu completo e usa o khuff ou mest – que chamamos aqui. Eles podem ficar no pé por 24 horas sem removê-los, para suas 5 orações e qualquer wudhu que você fizer. Quando você faz wudhu, apenas molha as mãos e o enxuga, uma vez é o suficiente. Uma vez no lado direito e uma vez no lado esquerdo. É o suficiente. Cada vez que fizer wudhu, você apenas as passa [as mãos], por 24 horas se estiver em casa.
Em 24 horas, seu wudhu não estará completo se você não tirar o mest. Você precisa tirar o mest e lavar os pés novamente, então pode colocá-los novamente por 24 horas. A maioria de nós os tira à noite, esta é uma história diferente. Mas se estiver viajando, tem permissão para manter seu khuff ou mest no pé por 3 dias. As meias não podem ser mets, devem ser feitas de couro ou de um material que não deixe a água passar. Antes eles também tinham essa coisa de lã que eles fazem que é muito grossa, que você pode usar ou fazer tendas, no Uzbequistão eles a chamam de ‘Ketche’, lã Ketch. Eles também o usam para fazer mest, pois a água não passa por ele. Hoje em dia existe algum tipo de material que as pessoas que vão debaixo d’água também fazem mest com isso, meias com esse material, a água não passa por elas. Isso pode ser como um mest, ele pode ser usado como um khuff.
E ainda sobre o khuff, se precisar tirar, como quando você vai às compras e quer comprar sapatos e tira o khuff, tem que lavar os pés de novo antes de colocar o khuff de volta. Você não pode tirá-los e colocá-los novamente. Mas se fizer seu wudhu e colocar seu Khuff, e não quebrar este wudhu ou precisar de um novo wudhu, pode tirar seu khuff e colocá-lo de volta sem problemas. Mas uma vez que você quebra seu wudhu e faz um novo wudhu no khuff, não pode retirá-lo e colocá-lo de volta.
De qualquer forma, esse é o assunto do wudhu. E ter wudhu é obrigatório para nós, para a maioria de nossos atos de adoração. E para ter wudhu, você tem que ser um adulto, tem que ser são. Para loucos, ou [pessoas] com transtornos mentais não é obrigatório. E ser adulto, ter atingido a puberdade. E também ser muçulmano.
Todas essas são condições que tornam o wudhu obrigatório. E poder usar água. E também precisar ter wudhu. Se você tiver wudhu, está tudo bem, se você fizer wudhu enquanto já tem wudhu, é sunnah, é mais thawab [mais recompensa]. Mas se quebrar seu wudhu, terá que fazer um novo wudhu. Mas se você tem wudhu e faz wudhu em wudhu, então é ‘nurun ala nur’, luz sobre luz.
E também não ter algo que torne desnecessário ter wudhu, como a menstruação, ou se teve um bebê, e um bebê, nifas [sangramento pós parto], se não tiver nenhum desses, então pode fazer wudhu. E também quando o intervalo entre duas orações é muito curto, você tem que fazer wudhu imediatamente e orar suas orações.
Hajjah Anne nos contava a história do wudhu. Por que estamos lavando nosso rosto ou braços e nossa cabeça e pés. Allah Azza Wa Jalla disse a Hazrat Adam para não tocar na árvore. Por que lavamos nossos rostos? Porque ele estava indo na direção da árvore, olhando para lá. É por isso que lavamos nossos rostos. E lavamos as mãos, os braços até o cotovelo, porque ele tirava o fruto da árvore e colocava na boca. E por que limpamos nossas cabeças? Porque ele estava se arrependendo e dizendo ‘o que eu fiz?’ (Colocando a mão na cabeça). É por isso que limpamos nossas cabeças. E também lavar os pés porque ele caminhou até a árvore. Esta é a história de wudhu.
Mawlana Sheikh Nazim e Mawlana Sheikh Mehmet nunca pisavam sem wudhu. Mawlana Sheikh Nazim, mesmo em seus últimos dia – ele não podia fazer wudhu, então ele tinha uma pedra de mármore natural ao lado dele e a cada vez ele fazia tayammum, subhanallah. Mas quem faz wudhu completamente e tenta continuamente ter wudhu, ter sempre wudhu, é proteção para essa pessoa e o que quer que ela faça, thawab / recompensa é sempre escrita para ela. Eles são recompensados com recompensa extra ثواب por suas boas ações.
No Dia do Julgamento, aqueles que sempre mantiveram seu wudhu, seus rostos se tornarão leves e eles terão uma beleza como a de Hazrat Yusuf. Hazrat Yusuf é o ser humano mais belo criado, depois do Profeta. صلى الله عليه وسلم E também se diz que Hazrat Adão era também tão belo, muito bonito. Luz, nur e beleza como a beleza de Hazrat Yusuf. E eles terão uma coroa em suas cabeças como Hazrat Salomão. E eles vão pegar seu livro com a mão direita. E eles vão atravessar o Sirat [a ponte] como se estivessem voando, porque mantiveram o wudhu, sempre. Wa min Allahi At-tawfeeq. Esta é a história de wudhu inshallah.
Temos outra pequena coisa, inshallah, não seja tão longo para você. É sobre comida, quando temos comida. É sunnah lavar as mãos antes e depois de comer. É sunnah sentar-se junto [com outras pessoas], mas você também pode sentar-se individualmente, não há problema com isso. E o Profeta صلى الله عليه وسلم gostava de se sentar no chão. Hoje em dia sempre há mesas, não tem problema se você sentar em uma cadeira ou no chão, tudo bem. O Profeta صلى الله عليه وسلم estava em sua perna e levantando a perna direita um pouco alto.
Dizer ‘Bismillahi Ar-rahman Ar-rahim’ no início da refeição também é sunnah e fazer du’a no início da comida também é sunnah. Também é obrigatório, quando você comer, saber que ‘ar-rizqu min Allah الرزقُ من الله’, a provisão é de Allah, o que Allah está nos fornecendo, nós comemos, o que Ele não está nos fornecendo, nós não comemos. E também para que sua comida seja halal, você deve se certificar de não comer ou beber coisas proibidas no Islã; e que você o ganhe de maneira halal / حلال legal. E também quando você tem sua comida, para tentar estar no caminho de Allah, ‘ala’ at-ta’a على الطاعة, para ser obediente, para usar esta energia no caminho de Allah e para tentar ficar longe de haram حرام, do que é proibido.
Além disso, não é bom comer comida na comida, isso é quando você está com o estômago cheio e você come mais comida, comida na comida. Isso não é permitido. Além disso, quando você está comendo, também não é permitido ter música ou dança ou algo proibido por Allah Azza Wa Jalla, como dançar, ou vinho, ou comida não halal. Não deve haver nada de haram no que você está comendo ou enquanto está comendo, então sua comida lhe dá bênçãos barakah / بركة e cura shifa / شفاء.
E é sunnah pegar apenas o quanto pudermos comer. Não devemos encher nossos pratos e jogar a metade na lata de lixo. Isso é haram. É sunnah pegar apenas o quanto você pode comer e limpar o prato com o pão, e não deixar nada no prato. E também tirar do que você tem na frente, e não tirar de um prato na frente de outra pessoa. Pegue o que você tem à sua frente e dê um pouco. E também comer bocadinhos, e se tiver migalhas de pão, comê-las.
E também [disse] o Profeta صلى الله عليه وسلم: “Não houve um dia em que meu estômago estivesse realmente cheio”. Ele nunca teve o estômago cheio, ele صلى الله عليه وسلم comia se tivesse comida, mas nunca estava muito cheio. Ele se levantou e fez du’a quando seu estômago estava meio cheio. Isso também é cientificamente comprovado, que você não deve encher seu estômago demais, este foi todo o conselho e sunnah do Profeta صلى الله عليه وسلم. Não coma muito e não coma comida com comida, então quando você comeu meia hora atrás, não coma de novo rapidamente. Isso não é bom para você ou para sua saúde, e não é sunnah.
Além disso, é sunnah começar com sal e terminar com sal. E no final da comida, quando acabamos de comer, dizemos ‘Alhamdulilahi rabbil a’alameen الحمد لله رب العالمين’ e lemos du’a também. Se você não conhece Du’as, pode ler Fatiha. Algumas senhoras estão perguntando o que ler quando estão cozinhando a comida. Se for possível, tenha wudhu, se você estiver limpa (não menstruar / ض> ح ou nifas / نفاس). Se você não tiver wudhu, não importa, você pode dizer Bismillahi Ar-rahman Ar-rahim. Qualquer coisa que fizer, você começa com Bismillahi Ar-rahman Ar-rahim, é uma bênção. Você também pode ler 1 Fatiha em cada prato que fizer, também é uma bênção e é uma luz para os corações da família e outras pessoas que comem a comida, e é shifa شفاء também. E essa é a história da comida.
Também quero mencionar a história de nosso mashayikh, nossos sheiks. No dia em que todas as almas foram criadas, o sheikh de cada tariqa deveria escolher seus murids. Os grandsheikhs do Shadhili ة> الشاذل, do Rifa’i ة> الرفاع, do Qadiri ة القادر, do ‘Alawi ة ± العل, do Malami ة> الملام, e de todos os grandsheikhs das 40 tariqas diferentes, cada um escolheu seus murids no dia das promessas. Então, quando você vê os murids de cada tariqa, você reconhece um certo padrão neles. Mas quando foi a vez de Mawlana Shah Naqshband مولانا ند شاە نقش escolher seus murids, ele fechou os olhos e apenas apontou aqui, ali e em todos os lugares e escolheu sem ver. Então, subhanallah, nós Naqshbandis somos de todos os tipos de pessoas. Temos os mais baixos, temos os mais altos, temos os mais ricos, temos os mais pobres, temos os majdhubs, temos os muito sábios, temos todos os tipos, alhamdulilah. Esta é a baraka de Mawlana Shah Naqshband …
Além disso, ontem foi o aniversário de Mawlana Sheikh Sharafuddin, inshallah Fatiha por sua alma. Fatiha.
Obrigado, senhoras, Wa min Allahi At-tawfeeq
Fatiha
No comment yet, add your voice below!