بسم ال الرحمن الرحيم
درس فقه و أدب
Adab e Fiqh Ders
31/03/2021, Ders 7
Lista de conteúdo:
★ Tasbih, leitura após cada oração
★ Suras que lemos após cada oração
★ Sujud As-Sahu السهو سجود
★ O que invalida uma oração – الصلة يفسد ما
★ O que não invalida uma oração
★ Salat Qada – compensando as orações perdidas
★ Orações Nafl:
– Ishraq
– Duha
– Salat Awwabin
– Qiyamul Layl
– Tahajjud
– Salat Al-Najat
– Salat Shukr
– Tahiyyat Al-Masjid
– Sunnat Al-Wudhu
– Salat Al-Tasabih
– Salat Al-Tarawih
Assalamu alaykum wa rahmat Allahi wa barakatuhu. Inshallah estamos continuando com o salah, orações.
Quando terminamos nossas orações, também há o tasbih, como wird, que lemos após cada oração. Depois de terminarmos, depois de darmos salam, dizemos: “Astaghfirullah, astaghfirullah, astaghfirullah. Allahumma anta as-salam wa minka as-salam tabarakta ya dhal jalali wal ikram, ‘ala Rasulina salawat. Allahumma salli ‘ala Muhammadin wa aalihi ala ‘wa sallim”.
Então, recitamos Ayatul Kursi (Corão 255). Depois de Ayatul Kursi recitamos: ‘Subhanallah’, 33 vezes; ‘Alhamdulilah’, 33 vezes; e Allahu Akbar, 33 vezes. Este é o tasabih, recomendado pelo Profeta صلى الله عليه وسلم para Sayydina Fatma Al-Zahra, sua filha, e também está recomendado a toda a ummah recitar após cada oração. E depois de terminarmos, fazemos nossa du’a. Fazemos du’a para nós, nossa família, para a ummah, para a nação do Profeta صلى الله عليه وسلم. E fechamos com Fatiha. Às vezes, depois da oração da manhã, podemos ler: ‘Hu Allahu ladhi la ilaha illa Hu…’, os [últimos] três ayats da Surah Al-Hashr (Alcorão 59: 22-24). E também à noite depois de Isha, recitamos ‘Amana Rasulu’ (Alcorão 2: 285-6).
Em nossa Tariqa,
– depois da oração da manhã recitamos a Sura Yasin Sharif;
– depois da oração de Dhuhr recitamos a Sura Mulk;
– depois da oração de Asr recitamos a Sura Naba;
– depois da oração do Magreb recitamos a Sura Sajda;
– e depois de Isha recitamos Amana Rasulu’ (Alcorão 2: 285-6) ou a Sura Mulk novamente.
Isto é o que recitamos e presenteamos ao nosso Profeta صلى الله عليه وسلم e a todos os falecidos de nossas famílias e da Ummat Muhammad صلى الله عليه وسلم. Estas suras são sunna e formam parte do wird da Tariqa Naqshbandi. Então, isso é o que recitamos depois de nossas orações para poder completá-las.
Às vezes, quando cometemos algum erro numa oração e percebemos, no final da oração, quando damos salam de um lado, virando nossa cabeça para o lado direito e tendo dito ‘Assaalamu alaykum wa rahmat Allah’, então, em nosso coração nós fazemos intenção para Sujud As-Sahu السهو سجود. Estas são 2 sajdas para compensar qualquer erro na oração e para torná-la completa. Então, depois de haver recitado ‘Atahiyyatu…’ e ‘Allahumma salli… Allahumma barik …’ até ‘Innaka Ḥamidun Majeed ‘, dizemos’ Assaalamu alaykum wa rahmat Allah’ girando a cabeça para o lado direito, e fazemos duas sajda, e recitamos de novo ‘Atahiyyatu …’ e ‘Allahumma salli … Allahumma barik …’ até ‘innaka Ḥamidun Majeed’, e logo damos salam: então a oração está completa.
Alguns exemplos de erros que requerem Sujud As-Sahu السهو سجود são: esquecer de ler uma sura, ou esquecer de sentar-se na segunda rak’ah (quando é uma oração de 4 rak’ats), ou se sentar duas vezes (na segunda, na terceira e na quarta rak’ats). Para esses pequenos erros, você pode fazer Sujud As-Sahu. Se estiver rezando atrás de um imam, e ele comete um erro como este, ele e todos os da Jama’ah tem que fazer Sujud As-Sahu (com ele). Isso é o relativo a Sujud As-Sahu.
Algumas vezes, quando estamos rezando, esquecemos quantas rak’ats fizemos. Neste caso, assuma o número menor e conte de acordo com ele. Por exemplo, se você não tem certeza se fez 2 ou 3 rak’ats, suponha que você rezou 2 rak’ats e continua segundo isso. Então sua oração será inshallah completada.
Mas se, por exemplo, está rezando 4 rak’ats e percebe que está indo para a 5 rak’ah, então também reza mais um rak’ah para completar a oração, para torná-la um número par de rak’ats (assim, ser 6 rak’ats). Porém, para a oração do Maghrib, se perceber que está rezando mais uma rak’ah, para torná-las 4 rak’ats, então, tem que repetir toda a oração. Não se pode reconhecer o Maghrib por 4 rak’ats, são apenas 3. Estas são algumas coisas pequenas, mas importantes sobre a oração, inshallah.
Tudo o que se fale (enquanto reza) torna sua oração inválida- الصلة يفسد ما . Mesmo se disser ‘SubhanAllah’, ‘Alhamdulilah’, ou ‘La ilaha illa Allah’, ou ‘Inni lillahi wa inna ilayhi raji’oon’ enquanto pensa em outra coisa (não como parte da oração, mas para responder a outra coisa em sua mente), ou se ouve alguém falando e apenas responde, seja intencionalmente ou acidentalmente, isso é considerado “conversa mundana” e, portanto, torna sua oração inválida. Se falar enquanto reza, então sua oração não está correta e terá que repeti-la.
Movimentos grandes ou movimentos excessivos quando está rezando invalidam a oração. Se fizer mais de 3 desses movimentos em uma posição (por exemplo, quando está de pé ou quando está sentado) enquanto rezando, então sua oração é inválida.
Chorar em voz alta ou queixar-se de dor ou tristeza invalida sua oração. Mas, chorar alto por haver se emocionado com a bela leitura do Sagrado Alcorão feita pelo imam, ou chorar pelo temor de Allah, está bem. Mas se chora por outro motivo, e muito alto, isso invalida sua oração.
Rir durante uma oração também a invalida se puder escutar a teu próprio riso. Tem que repetir esta oração. E se outra pessoa também ouvir sua risada, então tanto sua oração quanto seu wudhu são inválidos, tem que fazer um novo wudhu e começar sua oração novamente.
E se fez tayammum e está rezando, mas encontra água, isso torna a sua oração inválida porque há água para fazer wudhu. Não se pode rezar com tayammum havendo água disponível para fazer wudhu. Além disso, comer ou beber algo enquanto está rezando torna sua oração inválida.
Estas são as razões mais comuns que invalidam sua oração.
O que *não* invalida a sua oração seria, enquanto estiver em pé rearranjar o vestido – se é um pouco alto e suas pernas estão aparecendo, pode puxá-lo para baixo ou ajustá-lo. Ou se tem algo entre os dentes que seja menor do que um amendoim ou grão de bico, pode engolir, está bem. Também se tem algo na sua cintura, pode puxar ou endireitar, isso é permitido.
Não é permitido na madhab Hanafi ler o Alcorão que esteja na sua frente enquanto rezamos. O Alcorão que recitamos na oração deve ser de memória. Mas em outras madhabs, é permitido. Mas na Hanafi madhab não é permitido.
Se pode mover um, dois ou até três passos para matar um animal como uma cobra, escorpião ou algo assim venenoso e perigoso que possa atacá-lo. E, se houver fogo ou tal perigo. É permitido mover-se em uma oração por razões como essas. Também, se seu filho está fazendo algo perigoso pode carregar a criança, mas carregar a criança durante toda a oração não é permitido.
É pecado passar na frente de alguém rezando. Se tiver que passar por lá, dê as costas para a pessoa que está fazendo a oração, e passe por ela assim. A pessoa que está rezando deve sempre colocar algo na frente dela/dele, algo que tenha pelo menos 1 metro de altura, deve estar na altura do joelho ou acima. Em uma área aberta com muitas pessoas em pé e ou de passagem, se alguém quiser rezar tem que se afastar tanto quanto possível, e colocar algo na frente dela. Algumas pessoas só colocam um pedaço de papel, isso não é permitido, tem que colocar algo mais alto para que as pessoas que vêm na sua frente possam passar (sem cometer pecado), mas muitos não sabem disso. Mas se não há nada quando está rezando, e alguém está passando na sua frente e você quer avisá-lo, então, enquanto reza pode fazer [Hajjah Rukiye bate nas costas da mão esquerda com a outra para fazer um som de tapa] com sua mão para que se perceba que você está rezando. Este bater de palmas é para as mulheres. Os homens podem ler em voz alta o que estiverem lendo, como o Alcorão, para que as pessoas ouçam que ele está rezando e não passem na sua frente. Então, sempre coloque algo na frente quando está rezando em um lugar público, é melhor.
É desaconselhável rezar numa área aberta sem a presença de seu esposo, filho, pai ou irmão. Se uma senhora tiver que rezar em tal lugar, deve ficar num canto e certificar-se de que suas costas estão protegidas (por exemplo, ter uma parede atrás dela). Está proibido para homens e mulheres rezarem nas passagens, porque isso vai bloquear o caminho e prejudicar as pessoas.
Se estiver rezando em uma área aberta, ou no campo, pode limpar o local do seu sujud (local onde se faz a sajda) uma vez com a sua mão enquanto entra em sajda, isso é tudo. Mas não deve repetir isso a cada vez que vai para sujud.
Algumas senhoras colocam um pano/lenço a cada vez que para cobrir o lugar de seu sujud quando estão fazendo sajda, isto é desaconselhável. Estalar os dedos ou as costas, ou estalar o pescoço, ou mover-se sem razão é algo reprovável. Pode endireitar o corpo, mas sem fazer barulho de estalo.
Não é desejável que entre em sajda assim [Hajjah Rukiye coloca as mãos espalmadas na frente dela e estende bem os braços para que os cotovelos apontem para fora]. Ao descer no chão para sajda, as senhoras devem manter os braços ao lado do corpo, os homens, um pouco mais longe do corpo, mas não muito.
É preferível não ler a mesma sura (após Fatiha) em toda a oração fard/obrigatória. É melhor que mude as suras em cada rak’ah, a não ser que não saiba outra. Também tente ler a sura mais longa na primeira rak’ah e uma sura mais curta na segunda rak’ah, e tente respeitar a ordem das suras no Alcorão (a sura que vem primeiro no Alcorão deve estar na primeira rak’ah). Isso é mais para as pessoas que sabem muitas suras.
É desaconselhável rezar num tapete que tenha imagens de humanos ou animais no lugar onde vai fazer sajda. Mas, se essas imagens não estão no lugar de sajda, tudo bem, pode rezar neste tapete.
Devem rezar sua oração de reposição / قضاء / qada para cada oração que não tenha cumprido nesse dia antes de rezar a oração Fard do momento. Por exemplo, não rezou a oração da manhã e entrou o horário do Dhuhr, então deve rezar as 2 rak’ah fard/obrigatória da oração da manhã, e então rezar sua Oração Dhuhr de forma habitual. É assim para cada oração perdida, sejam 2 ou 3 orações. Exceto no tempo Maghrib, no qual se rezam as orações perdidas depois da oração do Maghrib. Para o resto das orações, deve rezar as orações perdidas antes da oração do momento. Um exemplo, se no tempo do Isha não rezou nenhuma das 4 orações (orações da manhã, Dhuhr, Asr e Maghrib), comece a rezar a oração da manhã primeiro, faça as 2 rak’ats da oração da manhã, na sequência a oração Dhuhr – 4 rak’ats; então a oração Asr – 4 rak’ats; então a oração do Magreb – 3 rak’ats; e depois comece a rezar o Isha normalmente, sunna, fard, sunna e Witr wajib. Deve-se recuperar as orações em ordem se forem do mesmo dia.
Se estão recuperando orações do dia anterior ou mais atrás, então reze o que perdeu após a oração do momento. Mas, como dissemos, se estiver recuperando as do mesmo dia, tem que rezar as orações perdidas / قضاء / qada em ordem, [ou seja, como elas estão arranjadas no dia]: manhã, Duhr, Asr, Maghrib, Isha, assim. Mas, se perdeu todas as cinco orações em um dia, e veio o segundo dia, então você reze as orações que você precisa, e recupere após as orações obrigatórias daquele dia. Por exemplo, você reza a oração Dhuhr, e então reza o que você perdeu قضاء / qada (de Duhur), e reza Asr e então reza o que perdeu (de Asr), e assim por diante.
Pode interromper sua oração se ouvir alguém pedindo ajuda, em caso de emergência, então pode deixar sua oração para ir ajudar aquela pessoa. Outros exemplos são: se vir alguém roubando algo que pertencente a você ou a outra pessoa, ou se tem medo de algo, por exemplo se tem ovelhas e há um lobo vindo para comê-las, ou algo assim. Também se vir uma pessoa com deficiência, ou cega, em situação perigosa e precisa de ajuda, então pode interromper sua oração para ajudar essa pessoa. Em todas estas situações pode interromper e deixar sua oração para atender a uma emergência.
Nos livros de Fiqh, é dito que se uma parteira está rezando e uma senhora está dando à luz, e a parteira está preocupada que a senhora esteja em perigo de perder sua vida ou a do bebê, então pode deter sua oração e até mesmo faltar naquela oração e repor mais tarde, para cumprir o seu dever de parteira, para salvar a vida da mãe e do bebê. O viajante também tem permissão para quebrar sua oração e fazer as reposições mais tarde, se houver algum perigo no caminho.
Há três tipos de orações que mencionamos: fard (obrigatória), sunna (tradição profética) e nafl. Há muitas nafls, e há sunna muakkadah, isso é sunna, falamos disso. Também há diferentes sunnas que não são muakkadah: as 4 rak’ats antes de Asr, as 4 rak’ats antes de Isha, e há 2 rak’ats antes de Maghrib também – estas são todas antes, antes de Asr, antes de Maghrib e antes de Isha, estas não são muakkadah.
O profeta صلى الله عليه وسلم costumava rezar elas algumas vezes na mesquita, outras vezes em sua casa. Se perder essas orações, sunna ghair muakkadah, não tem que recuperá-las.
Mas se perder as 2 rak’ats sunna antes da oração da manhã / fajr ou se perder as primeiras 4 rak’ats de sunna antes da oração Duhr, tem que repor, porque são sunna muakkadah.
E como você pode perder a sunna se é antes [da fard]? Quando se apressa para somar-se a uma oração em Jama’ah detrás de um imam e não rezou a sunna antes, então, a fim de fazer o fard [no tempo do fard], perde a sunna que vem antes. Porque o obrigatório / fard é mais importante do que a sunna. Então, como você a repõe? Para o fajr, a oração sunna, espere até o nascer do sol e então reze as 2 rak’ats de sunna como qadha. Para a sunna do Dhuhr, reze o fard com o imam e então reze 2 ou 4 rak’ats sunna, e depois faça a intenção de rezar as 4 rak’ats sunna que perdeu no início.
Somente para a oração Fajr e a oração Dhuhr sunna, se perdê-las, deve repor depois da oração, se estiver no tempo (o tempo para a sunna Fajr termina em Dhuhr, e o tempo para a sunna Dhuhr termina em Asr). Se não estiver no tempo, então apenas reze o fard, reponha apenas o fard. As outras orações sunna vêm depois do fard, de qualquer maneira: as 2 rak’ats em Duhr, Maghrib e Isha são depois do fard, então você tem que fazê-las após o fard. E é reprovável deixar [de fazer] sunna ou wajib, witr wajib, intencionalmente.
Com relação ao que é nafl النوافل صلاة, é sunna também, o Profeta صلى الله عليه وسلم costumava rezar, mas ele não insistia que sua ummah rezasse. Uma delas são as 2 rak’ats em Ishraq. Ishraq é quando o sol nasce, 15 minutos depois do nascer do sol, quando o sol está livre do horizonte, quando pode ver todo o disco do sol, então é o tempo de Ishraq. E nela há 2 rak’ats, faça a intenção de que vai rezar a oração de Ishraq por Allah Azza wa Jalla.
Depois de Ishraq, há a oração Duha e o tempo preferível [para ela] é uma hora antes da oração Duhr. Também reze 4, 8 ou 12 rak’ats, esta é Duha, este é o nome da oração. Mawlana Sheikh Nazim e Mawlana Sheikh Mehmet rezam 8 rak’ats, ‘khayrul umuri awsatuha أوسطها الأمور a¸ خ -‘ o caminho intermediário é o melhor caminho, então eles rezam 8 rak’ats. Esta oração é feita 4 rak’ats de cada vez. As outras nafls é preferível rezar de 2 em 2 rak’ats por vez, mas Duha é aconselhável rezar 4 rak’ats por vez.
Existem suras especiais que você pode ler na oração de Duha, mas Mawlana Sheikh Abdullah Al-Dagestani, Mawlana Sheikh Nazim e Mawlana Sheikh Mehmet aconselham que quando rezar nafl, na primeira rak’ah leia 1 Fatiha, 2 Ikhlas, e na segunda rak’ah leia 1 Fatiha e 1 Ikhlas, em cada nafl reze assim, e está bem. Este é um conselho de Mawlana Sheikh, porque ainda estamos todos aprendendo e assim torna mais fácil para todos. Além disso, quando se recita 3 Ikhlas em uma oração, recebe a recompensa de Khatim do Alcorão. Na oração Duha pode-se rezar até 12 rak’ats.
Também há também 6 rak’ats depois do Magreb que se pode rezar – Salat Al-Awwabeen الوابي صلة. O profeta صلى الله عليه وسلم recomendou muito esta oração, são 6 rak’ats. E se reza 2 rak’ats de cada vez.
Existem 2 rak’ats nafl quando vá a uma mesquita, para dizer salam, ‘Tahiyyat Al-Masjid. Isso significa que está saudando, cumprimentando a mesquita em que está, ali se reza 2 rak’ats nafl masjid.
Há nafl para quando se faz wudhu. Antes que suas áreas úmidas estejam secas reze Sunnat AlWudhu الوضوء سنة, sunna para wudhu. Isso é muito aconselhável. O Profeta صلى الله عليه وسلم disse que ouviu o som do chinelo de Hz Bilal em Jannah quando ele صلى الله عليه وسلم estava na noite de Mi’raj, e ele صلى الله عليه وسلم perguntou a Bilal: “O que você faz, que eu vejo você aí? ”
Hz Bilal respondeu: “Cada vez que faço wudhu, rezo 2 rak’ats.”
O Profeta صلى الله عليه وسلم disse: “Você alcançou esta estação rezando as 2 rak’ats da oração wudhu.”
A nafl mais importante se realiza no último terço da noite, no tempo de Tahajjud. Oração de Tahajjud جد ّالته صلة é quando vai dormir e acorda para rezar à noite, ou qualquer hora que desperte ao dormir após o Isha, é Tahajjud. Tahajjud também tem 8 rak’ats, pode rezar 2 rak’ats por vez, 4 rak’ats por vez, ou rezar em 8 rak’ats com um salam.
O Profeta صلى الله عليه وسلم gostava muito de rezar o Tahajjud e disse em Hadith Sharif: “Se eu soubesse que não seria tão pesado para a minha ummah, pediria que fosse obrigatório para ela. Mas sei que minha ummah é fraca, então apenas aconselho e recomendo Tahajjud como uma sunna, como uma nafl.”
Outra nafl é Qiyam Al-Layl الليل قيام صلة. Também é rezada à noite após a oração de Isha, mas é diferente de Tahajjud. Se dormir após a oração de Isha, e depois se levantar para rezar à noite, esta oração se torna Tahajjud, mesmo se deitar por meia hora e se levantar, isso conta como Tahajjud. O que quer reze depois do Isha antes de dormir é chamado Qiyam Al-Layl. Ambas as orações noturnas são abençoadas e têm muitas recompensas de Allah Azza wa Jalla.
Em nossa Tariqa, rezamos 2 rak’ats Salat Al-Najat النجاة صلاة à noite, este é um salah nafl especial. (Nós vamos explicar isso mais tarde, InshaAllah).
Recomenda-se rezar Salat Shukr الشكر صلاة, para agradecer a Allah Azza wa Jalla, pelo menos 2 rak’ats de oração shukr/agradecimento, agradecendo a Allah por tudo que Ele nos dá. Mawlana Sheikh Nazim costumava rezar por tudo de bom que acontecia, a cada momento que ficava feliz com alguma coisa, quando ouvia boas notícias, para qualquer coisa boa acontecendo, talvez rezasse 20 rak’ats ou mais, de shukr, a cada momento ele dizia: “Allahu Akbar, shukr para Allah”. Então se recomenda rezar 2 rak’ats diárias de shukr, para agradecer a Allah por todas as coisas boas que Ele nos deu.
Um dos nafls mais importantes é Salat Al-Tasabih سابيح \ ال صلاة. O Profeta صلى الله عليه وسلم aconselhou seu tio, Abbas a rezar Salat Al-Tasabih. Ele disse a seu tio: “Vou lhe ensinar uma oração. Se puder, reza-a todos os dias. Se não puder, reze-a todas as semanas. Se não puder, reze-a todos os meses. Se não puder, reze-a nas noites sagradas. Se não puder, reze-a uma vez todos os anos. Se não puder, reze-a mesmo uma única vez na sua vida.” E assim que é importante o Salat Al-Tasabih.
Outro nafl importante agora que o Ramadã está chegando é Salat Al-Tarawih ـح ـ ^ او `a ال صلاة. Tarawih é sunna muakkadah, o Profeta صلى الله عليه وسلم sempre o rezava. Depois que o Profeta صلى الله عليه وسلم faleceu, eles não tinham certeza se era sunna muakkadah ou não, então Hazrat Umar ibn Al Khaßab الخطاب بن عمر دنا س confirmou que é sunna muakkadah. Sendo ela após o Isha, pode rezá-la a qualquer hora entre a oração do Isha e a da manhã. Qualquer horário entre esses dois tempos. Além disso, pode rezá-la antes de witr wajib ou depois de witr wajib, como quiser.
Reunir a jama’ah para o Tarawih é sunna Kifayah, o que significa que se algumas pessoas rezarem em jama’ah, então não é obrigatório para o resto também rezar em jama’ah. Rezar com a jama’ah é sunna, mas se você não puder, e algumas pessoas estiverem rezando em jama’ah e você estiver rezando sozinho, tudo bem. Salat Al-Tarawih é sunna para mulheres e homens.
Salat Al-Janaza الجنازة صلة, a oração por uma pessoa morta, é fard kifayah كفاية فرض, o que significa que se alguém em uma comunidade reze esta oração, então o resto da comunidade não está obrigada a rezar. Mas se ninguém rezou por isso, será um pecado para todos eles. Na Hanafi madhab, quando seguimos o imam, não recitamos, mas nas outras madhabs eles têm que recitar. Pode-se rezar em jama’ah ou pode-se rezar individualmente, está bem. As mulheres também podem rezar Salat Al-Janaza.
O Profeta صلى الله عليه وسلم faleceu na segunda-feira, e de segunda para terça-feira à tarde, seu santo corpo صلى الله عليه وسلم estava no quarto de Sayydina Aisha, e Sayyid Abu Bakr disse ao povo: “Ele صلى الله عليه وسلم é teu mestre, aqui e na vida futura e para todo sempre. Ninguém pode ser imame por sua صلى الله عليه وسلم janaza. ” Então, as pessoas iam fazer a oração de Janaza individualmente, e depois iam embora, senhoras e homens. Não havia nenhum imam para a صلى الله عليه وسلم janaza do Profeta. Hazrat Abu Bakr disse:
“Ele é seu imam aqui e no mais além, e para sempre. Ninguém pode ser imam para sua janaza.”
Muito obrigado e espero que seja benéfico para todas vocês e para mim.
Que Allah perdoe a todas vocês e me perdoe.
Wa min Allahi at-tawfeeq
Fatiha
No comment yet, add your voice below!