بسم ال الرحمن الرحيم
Tariqatuna Assohba wal khayru fil jam’iyya. Inshallah será benéfico para você ouvir as perguntas e as respostas. Na verdade, na maioria delas já demos as respostas, se você ler os Ders corretamente, as respostas às suas perguntas estarão lá.
Bismillahi Arrahman Arrahim.
P: Se alguém ficar menstruada por 7 dias, então começar a orar e depois de 2 dias tiver outro sangramento, ela pode continuar orando?
R. Não, ela terá que esperar. Até o término dos 10 dias, todas as manchas são do período. Então, após 10 dias, qualquer que seja o sangue que venha, é hadha, ela tem que tomar ghusl e depois pode começar a rezar normalmente. Mas enquanto ela tem manchas ou sangue chegando, terá que fazer um novo wudhu para cada oração [regra de Istihada]. Isso se ela sabe que sua menstruação chegou há dois dias … então tem que esperar. Mas se ela não sabe e encontra manchas depois de dois dias, todas as manchas até o décimo dia estar completo são consideradas do período; então tem que parar de orar até que os 10 dias sejam completados.
P: Se eu tiver manchas antes da menstruação, quando sei que minha menstruação começou? E também as manchas, após a menstruação?
R. Há mulheres que têm períodos irregulares ou, às vezes, durante a menopausa têm muitas manchas. Mas para que as conte como um período, tem que ter uma cor de sangue clara. As manchas antes do período [especialmente quando você sabe se esta ainda não é a data da sua menstruação] não são contadas como período, são contadas como istihadha. Vocês precisam contar pelo menos 15 dias limpos entre dois períodos, mesmo se estiver com manchas todos os dias, se for nesses dias está tudo bem. Nesses 15 dias, se for uma cor de sangue clara, então é a sua menstruação e você começa a contar a partir daí. Mas se ainda for de cor um pouco escura, marrom, acastanhada ou amarelada, então continue orando, não é período, é istihadha. Isso é uma desculpa. Mas depois que seu período acabou, se vierem manchas ou algum outro sangue até 10 dias, isso conta como seu período. Inshallah, esteja claro.
P: A pessoa pode fazer tayammum se quebrar o wudhu repetidamente?
R. Se tiver uma desculpa – acho que conversamos sobre isso também. Algumas pessoas não podem controlar, é a natureza humana, algumas pessoas quebram seu wudhu constantemente. Então se você faz o seu wudhu e está rezando, não importa o que estiver acontecendo, isso não importa. Até a próxima oração, este é o seu wudhu se não for ao banheiro [só indo ao o banheiro quebrará seu wudhu, nesta condição], porque você não pode controlá-lo. Mas se acidentalmente quebrar seu wudhu pode fazer tayammum se for uma oração como a oração Eid ou a oração Janaza, então você pode fazer tayammum e rapidamente colocar em dia a oração, porque se a perder não será capaz de orar novamente. Mas para outras orações tem que fazer wudhu. Então, não pode fazer tayammum para orações se você quebrar acidentalmente seu wudhu.
P: Enquanto estou viajando posso orar calçada, sem ficar de frente para a qibla?
R. Sim, pode fazer isso. Certifique-se de que os sapatos estão limpos. Basta esfregá-los no chão para limpá-los, porque quando está seco, está limpo. Apenas esfregue sob seus sapatos e certifique-se de que não está sujo e nem úmido. Então pode orar. Sem estar de frente para a qibla quando estiver viajando, tudo bem. Mas não faça disso um hábito. Só é permitido quando estiver viajando de trem, ônibus, avião, quando não souber para que lado está a qibla, e seu movimento é restrito. E quando estiver sentindo muito medo e não souber onde está a qibla, então pode orar em qualquer direção. Como se estivesse em uma floresta e estivesse com medo, ou em uma guerra, correndo fora de casa, ou em um terremoto ou algo assim. Quando sentir muito medo e não souber onde está a qibla, e seja o horário da oração, você pode orar em qualquer direção. Em um veículo em movimento, você também pode orar.
P: Se nós sempre (todos os dias) sujamos nossas roupas íntimas por causa do corrimento vaginal (esbranquiçado, não menstruação), devemos nos trocar todas as vezes antes de fazer wudhu, ou está tudo bem se continuarmos com o mesmo se a sujeira for menor que o tamanho de nosso polegar?
R. É possível se for menor que o seu polegar, mas se for mais, pode usar um absorvente e trocá-lo. E se este estiver cheio ou movido de seu lugar (no caso de absorvente interno), seu wudhu está quebrado. Mas se não estiver cheio e estiver em seu lugar, está tudo bem. Mas se não estiver usando um absorvente e for menor que o polegar na sua calcinha, está tudo bem.
P: Como fazer massagens ou limpar uma ferida que não pode ser molhada. É para passar água sobre ela, ou apenas passar a mão não molhada, ou passa a mão sobre a ferida coberta?
Molhe a mão, mas não muito, e passe apenas por cima. Se estiver coberta, limpe-a. Não há necessidade de abrir a ferida e molhar. Se não for bom molhar, você também pode simplesmente fazer masah com a mão, sem água. E quando estiver limpando / masah com água, sua mão deve estar molhada, não deve estar encharcada. E se a casca cair depois disso, não vai quebrar seu wudhu, terá wudhu. Se fizer wudhu e masah em seu ferimento coberto, e então trocar o curativo, ou se o curativo cai e você cobre de novo, isso não quebra seu wudhu, seu wudhu está completo, não se preocupe.
P: Recentemente, tive uma ferida infeccionada na mão, que não conseguia molhar, durante várias semanas. O que é melhor neste caso, faço tayammum ou coloco uma luva de plástico para fazer wudhu, ou faço wudhu apenas com a outra mão?
R. Se for realmente difícil, apenas faça wudhu com a outra mão e faça masah, ou apenas use sua luva e faça masah sobre ele, limpe-o.
P: Podemos fazer tayammum com qualquer tipo de pedra, ou tem que ser de mármore?
Você pode usar qualquer tipo de pedra, solo limpo, poeira, lugar empoeirado, areia ou argila. Qualquer tipo de poeira limpa está OK, uma coisa empoeirada. Algumas senhoras também estão perguntando se estiver em um avião ou ônibus, se é possível fazer tayammum no plástico – Eu não sei o quão empoeirado está. Mas, pode fazer tayammum usando suas roupas, porque há poeira sobre elas. Então, é assim que você pode fazer tayammum em um avião, etc. Não é permitido usar vidro ou madeira, deve ser um tipo de solo ou algo que tenha pó. Então, inshallah está tudo bem.
P: Se nossas roupas estão um pouco sujas, um pouco mais do que um polegar, está tudo bem se colocá-las um jubba antes de orar, ou isso não validaria nosso wudhu e precisamos trocar as roupas sujas antes?
R. Se for apenas sujeira normal de trabalhar no jardim, trabalhar na cozinha, um pouco de óleo, alguma sujeira, então não é najasa, não é uma sujeira real. Sujeira real / najasah é beber álcool [vinho ou qualquer bebida que causa embriaguez], sangue, urina ou fezes, são najasah reais. Mas a sujeira normal daqui e dali está OK, você pode orar com ela. Mas se for najasa, limpe o local onde está, lave-o ou enxugue-o com algo molhado três vezes, e pode orar com ela.
P: É possível recitar o Alcorão para nosso professor na madrasa no período, quando se está menstruada?
R. Sim, há permissão para as senhoras que são professoras ou estudantes do Alcorão lerem o Alcorão na madrasa, para aprendizagem ou ensino. Mas elas não devem tocar, podem abri-lo, seja com uma luva ou algo que possam usar para virar a página sem tocá-la, e poderão ler. Isso é permitido para alunos e professores.
P: Além disso, está certo recitar o Alcorão para o professor na madrasa – um homem que não é nosso parente?
Se o professor é um homem e você tem uma classe cheia de mulheres e meninas aprendendo Alcorão, tudo bem.
P: De Ders 1 (Lição 1), não consegui entender se mandub é o mesmo que mustahab. Se não, qual é a diferença?
R. Mandub é algo a mais que o Profeta صلى الله عليه وسلم fazia e aconselhava outros a fazer, é bom fazer. Mas mustahab, se fizer é bom e se não, não há pecado.
P: No caso de ter wudhu sem quebrá-lo e expirar as 24 horas, devo tirar o khuff e lavar apenas meus pés ou fazer wudhu completo?
R. Tire o khuff após 24 horas, faça wudhu completo [e lave os pés]. A cada 24 horas é preciso tirar fora o seu khuff (mesmo se você não quebrou seu wudhu por 24 horas !!!)
P: Se eu estiver com wudhu e com khuff, e tirar [o khuff], o wudhu é quebrado ao remover o khuff?
R. Se fez wudhu recentemente e usou khuff e depois o removeu, está tudo bem, seu wudhu está completo. Mas se você foi ao banheiro ou quebrou seu wudhu e fez wudhu de novo, e então tirou seu khuff, então só tem que lavar os pés porque seu wudhu não está quebrado, mas está incompleto. Então você precisa lavar seus pés apenas.
P: O tayammum pode ser feito em uma parede de pedra, argila, tijolo queimado?
R. Sim.
P: Se eu estiver jejuando e ficar menstruada durante o jejum, devo comer algo imediatamente?
R. Sim.
P: Se a menina tem mais de 15 anos e ela não menstrua, que regra ela segue? Ela já deveria orar, jejuar, embora ela não tenha menstruado?
Sim.
P: No estado de hadha, podemos jejuar também?
Sim.
P: Se começar a menstruar e durar menos de 3 dias é considerado hadha, então, deve repor esses salah de volta? [inventariar essas orações]
Sim, inshallah.
P: Para as mulheres mais velhas que não menstruam mais e sai algum tipo de sangue, qual regra ela segue?
A regra é hadha.
P: Se parar de sangrar antes de 40 dias, quando se teve um bebê – nifas, pode-se tomar banho e começar a rezar, e também jejuar? Também fazer sexo?
Sim. A regra para mulheres com nifas é que o primeiro bebê que ela tiver indicará quanto tempo ela terá com sangramento ou com manchas. Algumas senhoras o têm por 1 semana, 2 semanas, até 40 dias. Se uma senhora ficar limpa em 20 dias, por exemplo, após 20 dias ela pode fazer ghusl e continuar [rezar, jejuar, fazer sexo] normalmente. O número máximo de dias para nifas é de 40 dias, não há número mínimo mencionado porque varia para cada senhora.
P: O sangue que pode sair antes do parto é considerado hadha, então deve-se fazer suas orações?
Sim.
P: O período nifas começa quando o bebê sai?
Sim.
P: A mulher menstruada pode ir a um dhikr em uma dergah, se houver um maqam?
Se houver um corpo real no maqam, não. Mas se for apenas um maqam simbólico [ninguém enterrado nele] está tudo bem. Mas se é uma verdadeira tumba (uma sepultura) ela não pode ir.
P: A mulher menstruada pode recitar o Alcorão se for aluna ou professora?
Sim, apenas para aprender ou ensinar (em uma aula).
P: A mulher menstruada pode completar seu dhikr (awrad) diário que ela realiza diariamente?
Mawlana Sheikh Abdullah costumava dizer: “Allah Azza Wa Jalla não está pedindo oração a uma mulher menstruada ou jejum, então não podemos pedir dhikr, o wird diário dela.” Se elas se sentirem muito vazias, podem ler: Astaghfirullah, La ilaha illa Allah e Allahumma salli ‘ala Muhammadin wa ‘ala‘ aali Muhammadin wa sallim.
P: Meu filho tem 15 meses, gostaria de saber quando é a idade mais apropriada para prosseguir para o tahara [circuncisão] e quais são os principais pontos que devemos ter em mente antes e após o processo?
R. É obrigatório que os homens sejam circuncidados. Quando for possível, deve ser feito. Alguns países permitem que as crianças cresçam, e fazem como uma celebração, isso é apenas cultura. Quando são mais jovens é melhor para as crianças. E pode-se ter um pequeno mawlid ou dar sadaqa por ela, e tornar isso uma comemoração.
A circuncisão pode ser feita em qualquer idade. Mawlana Sheikh Nazim, quando havia um homem recém-convertido, murids, ele costumava enviá-los a um médico aqui, Allah yarhamu, e eles eram circuncidados. Mas se você tiver crianças ou bebês, é mais fácil para você quando ainda são bebês. Sempre que for possível, pode fazer isto. É bom.
P: Se alguém não puder compensar os jejuns perdidos antes do próximo Ramadã e pagar uma parte do equivalente em sadaqa, é o suficiente?
R. Você pode compensar se for jovem e saudável, então deve compensar. No Alcorão diz: ‘fa‘ iddatun min ayyamin ukhar ’, ر َخُ ََیَّاٍم اَ ِعَّدۃٌ ِّمۡن اف] Alcorão: 2: 184] (você jejua o mesmo número de dias que perdeu em um diferente (para compensar), se quebrar o jejum no Ramadã e não tiver tempo para compensar durante todo o ano, pode fazer isso outra hora, não vai ser recusado. A menos que seja muito velha ou sua doença não tenha cura, então pode dar dinheiro pelos dias em que não jejuou. Mas se você é jovem e saudável, então deve compensar o jejum interrompido no Ramadã que tenha uma desculpa aceitável, em qualquer momento de sua vida.
P: É possível ler o Alcorão em um telefone durante o período menstrual?
R. Não, a menos que você seja uma estudante, para estudar, não para adorar.
P: Se alguém esquecer uma das condições de ghusl, por exemplo, água nas narinas, o ghusl é inválido?
R. Não, não é inválido. Se você esquecer e lembrar enquanto continua fazendo ghusl, pode apenas lavá-lo. Senão, é permitido – apenas para casos muito urgentes [e quero enfatizar que deve ser uma situação muito urgente] – diga ‘Eu fiz meu ghusl [de acordo com as condições do] Shafi’i madhhab’. Porque no Shafi’i madhhab, a boca e o nariz são considerados como sendo dentro do corpo, mas em nossa madhha [Hanafi madhhab], a boca e o nariz são considerados fora do corpo, por isso precisam ser lavados separadamente. Mas se você esquecer, pode dizer ‘este ghusl foi feito de acordo com a madhhab Shafi’i’, somente quando for muito urgente você pode fazer o niyyah [intenção] para uma madhhab diferente. Se lembrar enquanto estiver se lavando, pode lavar o nariz novamente, OK.
P: Hajjah Rukiye, você falou sobre não entrar em uma mesquita, mas que podemos entrar em uma dergah, se tivermos em nosso período. Qual é a diferença entre mesquita e dergah?
R. A dergah é um lugar onde você vive sua vida diária, não é um lugar apenas para oração. A dergah sempre tem uma parte [dela] para oração, uma sala de oração ou uma pequena mesquita. Principalmente, na dergah tem-se uma vida diária normal, como numa casa, mas também tem uma parte que é como uma masjid, então nessa parte você não entra enquanto estiver menstruada.
A mesquita ou masjid é um lugar apenas para oração, para adoração, não para viver 24 horas nela. Essa é a diferença entre dergah e mesquita.
P: As senhoras podem fazer ruqya durante a menstruação? Às vezes, há muitas pessoas necessitando, então podem ler ruqya e manzil sobre elas?
R. Ruqya, é possível, se não houver versos do Alcorão nela, está tudo bem. Podem ler. Mas se precisar ler alguma parte do Alcorão, não pode. É preciso ter outra pessoa para ler para você. E o manzil – tanto quanto eu sei – manzil, significa ler alguns juzs [capítulos] do Alcorão todos os dias e você o completa em 7 dias. É uma tradição do Paquistão. Então, para manzil, não, você não pode fazer isso, mas ruqya é possível porque você lê alguns versículos do Alcorão como du’a, não como Alcorão, então está tudo bem.
P: Beijar e abraçar meu marido com a intenção de salam ou afeto quebra meu wudhu?
R. Não.
P: Se durante a oração, sangue de uma ferida (que não estava sangrando no início da oração, mas que começa a sangrar durante a oração) mancha nossas roupas, isso torna a oração inválida? Precisamos trocar as roupas e refazer nosso wudhu?
R. Não, você pode continuar sua oração e para a próxima oração você precisa limpar a área das roupas onde tiver sangue nelas, e renove seu wudhu para a próxima oração. Mas enquanto você estiver orando, pode continuar.
P: Se tivermos feito wudhu e depois descobrirmos que devemos trocar de roupa para a oração. Mudar nossas roupas quebra o wudhu?
R. Não.
P: Já vi pessoas colocarem um pouco de água nos pés sobre as meias em vez de tirar as meias e lavar seus pés completamente. Disseram que era permitido se usasse meias limpas depois do wudhu matinal. Isso é permitido?
R. Isso não é permitido. A condição de ter mest ou khuff é que, quando você limpa sobre o khuff, a água não entra. O material que você chama de khuff deve ser à prova d’água: como meias de couro, ou meia de lã Ketche, ou algo como meias de borracha. Mas com meias normais que permitem a entrada de água, não é permitido, especialmente se você estiver usando meias justas, que são muito finas, algumas vezes nem se percebe que as está usando, isso é completamente impossível.
Mas, para ir trabalhar, pode fazer o wudhu, calçar suas botas com a intenção de usá-las como khuff, certificando-se de não tirá-las o dia todo, então pode orar com suas botas e quando quiser fazer wudhu, pode fazer masah nelas. As botas serão como khuff e você pode orar com elas, sem tirá-las, depois de ter limpado debaixo delas. Para isso, é necessário usar botas e não sapatos normais, porque a condição para o khuff é cobrir os tornozelos. Mas, se você tirá-las tem que lavar os pés. As botas geralmente não permitem a entrada de água e cobrem os tornozelos, elas podem ser usados como khuff. Mas é claro que se você for a uma masjid ou mesquita, deve tirá-las e lavar seus pés.
P: Tenho 9 meses de jejum para recuperar. Como deveria recuperar meus 9 meses? Devo jejuar o kaffara primeiro? E quando eu estiver jejuando o kaffara e estiver menstruada, o que vai acontecer?
Ela diz que deve 9 meses de jejum. Os jejuns que você perdeu precisam de kaffara? (Sim. Ela disse sim.) Então ela tem que jejuar kaffara (por 60 dias continuamente). Se ela ficar menstruada, ela quebra o jejum e quando estiver limpa, continua jejuando novamente até terminar todos os 60 dias, sem parar (exceto os dias de seu período). Ela jejua e conta os dias até que os 60 dias sejam completados. Ter o período intermediário não quebra seu kaffara, mas você deve se assegurar de que, mesmo que seu período tenha muitos dias, 7 ou 8 dias, quando terminar no dia seguinte tem que continuar os 60 dias de jejum. Isso é para o kaffara. Depois, pelos dias que você deve, pode jejuar em qualquer dia do ano, lentamente, lentamente, você pode fazer intenção, calcular ou anotar. Pode jejuar para compensar os dias em que não jejuou a qualquer momento do ano, exceto: Ramadã, porque é obrigatório jejuar então. Além disso, não pode jejuar no dia de Eid Fitr e nos 4 dias de Eid al-Adha, o Eid de Hajj. É proibido jejuar nestes 5 dias. Em qualquer outro dia do ano, você pode jejuar depois de jejuar seu kaffara.
P: Quando as meninas pequenas deveriam começar a jejuar?
R. Quando elas tiverem 10 anos, peça que comecem a jejuar. Se elas são mais jovens e querem jejuar, pode deixar que jejuem metade do dia ou ¾ do dia, se quiserem continuar, está tudo bem. Se elas estiverem ansiosas, podem começar a qualquer momento, mas não quando são muito pequenas. É obrigatório para meninas e meninos, quando atingem a puberdade.
P: Por que deveríamos usar calçados diferentes para o banheiro? Por que não usar calçado de banheiro no resto da casa? Por que o calçado de banheiro deve ficar no banheiro e não ser usado em outro lugar?
R. Porque estamos rezando, em cada lugar que está limpo você pode rezar nele. Então ter um calçado para banheiro é para evitar ter najasa em casa e certificar-se de que sua casa esteja limpa e Tahir.
P: Queria verificar, porque tenho procurado cobrir minha cabeça enquanto estava em casa com meu marido e filhos. Qual é a recomendação sobre o uso de cobertura na cabeça em casa, à noite para dormir e na hora de ir ao banheiro?
R. Recomenda-se cobrir o cabelo em casa, mas também cobre fora? Esta é a outra questão. Se seu marido não se importa, está tudo bem, você pode cobrir seu cabelo em casa. Se ele se importar, não há necessidade de cobrir em casa. É mustahab cobrir o cabelo enquanto dorme ou quando vai ao banheiro. E principalmente recomendado para homens irem ao banheiro com a cabeça coberta.
P: Algumas vezes eu não consigo me lembrar se o wudhu foi perdido, em qual caso temos que tomar o wudhu novamente?
R. Se você não se lembra, tem que fazer wudhu novamente.
P: Quando estiver viajando, pode fazer tayammum com o banco da frente à sua frente no avião ou no carro / ônibus, pois é plástico?
R. Se você não tem outra escolha.
P: Tudo bem quando um pouco da urina do bebê, não a sua, é claro, estiver em suas roupas, fazendo wudhu e pode-se orar com essas roupas?
R. Se o bebê não comer ou beber nada, exceto leite materno, está tudo bem porque sua urina não é najasa. Mas se o bebê comer e beber outras coisas que não o leite materno, então a urina dele é najasa, lave este local ou limpe-o perfeitamente para que não haja cheiro ou mancha. Não há necessidade de tirar a roupa, você pode lavar esta área e limpá-la. Isso se a urina tiver uma área maior que o tamanho do seu polegar. Se for menor, nenhum problema.
P: Minha pergunta é sobre a remoção dos pêlos pubianos (pêlos na área privada). Eu aprendi que deveria ser removido antes de completar 40 dias … Eu queria saber se é permitido remover os pelos pubianos durante períodos (hayd) e durante a noite.
R. Quando estiver em janaba não é permitido cortar cabelo ou unhas, mas durante o hayd está tudo bem. É preferível não cortar as unhas e os cabelos à noite.
P: Se ajudarmos uma criança ou qualquer pessoa que não consegue se limpar após fazer suas necessidades, isso invalida nosso wudhu?
Não, de acordo com a Hanafi madhhab.
P: Se nossa madhhab não for Hanafi, temos que executar todas as tarefas de acordo com nossa madhhab, ou está tudo bem seguir o que Hajjah Rukiye nos ensinou de acordo com a madhhab de nosso Sheikh?
R. Como regra, não mudamos nossa madhhab, não é recomendado. Mas se você não sabe exatamente qual é a sua madhhab, ou não conhece as regras de sua madhhab e deseja mudá-la e seguir seu Sheik, a Hanafi madhhab é boa. Você tem que seguir as regras de uma madhhab e buscar por ela. Apenas em circunstâncias extremas e urgentes, quando precisar de uma desculpa de outra madhhab, então pode fazer isso, mas não faça isso como um hábito. Se estiver em uma situação urgente e precisar de uma fatwa para isso ou se ela não for permitida ou não for possível em sua madhhab, então você recebe ajuda de outra madhhab, mas apenas para casos urgentes. Mas nós aconselhamos manter sua madhhab.
P: Freqüentemente tenho um dia inteiro no meio do período menstrual sem absolutamente nenhum sangramento, nem mesmo manchas, às vezes cerca de 24 horas e por isso já fiz ghusl e rezei e pensei que estava terminado (depois de 4 dias de sangramento). Mas então o sangue fresco vem e por mais 3 dias eu tenho como um período leve. A questão é se eu devo tratar esses dias como um período normal?
R. Cada senhora sabe quanto tempo dura sua menstruação. A menos que você tenha alguma desculpa, alguma doença, algo que está deixando seus hormônios um pouco “doido”, então talvez sua menstruação seja irregular ou os dias são mais, ou os dias são menos. Então, você sabe quanto tempo é o seu período, 7 dias, 8 dias, 3 dias, 5 dias.
Digamos, por exemplo, que sua menstruação seja de 7 dias, geralmente para a maioria das mulheres, e no terceiro dia o período dá uma parada. Isso não significa que você deve tomar ghusl, não, espere, você sabe que seu período é de 7 dias, não corra rapidamente, faça ghusl e comece a orar. Você tem que esperar 7 dias para ver se realmente acabou, porque você sabe que após um ou dois dias terá manchas de novo ou sangramento em mais alguns dias. Então, se não houver sangue saindo por 1 dia e você souber que sua menstruação é de 7 dias, siga os dias de seu período. Mas se você não sabe, se a sua menstruação é irregular ou não sabe como está, então você deve esperar 10 dias – você poderia ter 1 dia limpo, e os outros dias não limpos. Mas entre dois períodos deve haver pelo menos 15 dias limpos. Mesmo se você tiver manchas, você tem sangramento, você tem que contar 15 dias limpo entre dois períodos. O número de dias entre seus períodos pode ser infinito, mas o mínimo deve ser de 15 dias limpos.
P: Agora minha menstruação parou e eu quero orar, espero 1 oração, 2 orações para ter certeza de que nada está vindo ou devo apenas fazer ghusl rapidamente?
R. Uma oração. Se você tem certeza de que parou, então não espere uma oração. Rapidamente faça ghusl e comece a orar.
P: Há limitação de água no avião. Podemos fazer taharah em vez de wudhu? Como fazer isso? Nós temos que repetir nossas orações assim que pousarmos, já que há água no aeroporto?
R. Para a limpeza depois de usar o banheiro, pode usar papel higiênico se não tiver água suficiente. Você pode limpar-se 3 vezes, 5 vezes, até que tenha certeza de que está limpo e seco [em suas partes privadas]. E se não houver água suficiente pode fazer tayammum e orar, tudo bem. Se tiver tempo quando aterrissar, pode fazer wudhu e repetir as orações, se não tiver, tudo bem.
P: Podemos usar terra em pó para o taharah?
R. Sim.
*P: O instinja é parte de tayammum, ou não?*
R. Não, istinja é limpar-se a sim mesmo da urina e de outras coisas, e tayammum é como wudhu quando você não consegue encontrar água ou não tem água suficiente, ou se há perigo de sede se você usar a água, então você faz tayammum.
P: Por favor, poderia revisar o tópico istihadha: se a menstruação de uma mulher tornou-se anormal e ela está agora sangrando continuamente por muitos meses. Como saber quando orar salah e quando não orar nesta situação?
Acho que já disse isso. Se você está sangrando todo o tempo, conte 10 dias como sendo o seu período, e então após 15 dias como limpo, mesmo se tiver manchas. Então, depois de 15 dias se ainda estiver sangrando, então comece a contar seu período a partir do dia 16.
Se a sua menstruação parou por tanto tempo, e talvez depois de 6 meses tiver mais uma menstruação, este é um período, conta como um período. Isso significa que não parou. Para contar como istihadha na menopausa, é preciso não ter tido seu período por 1 ano, 1 ano inteiro no qual não teve seu período, depois que isso aconteça é istihadha. Mas se entre um mês e meio de menstruação, depois de 3 meses você começa de novo, ou 5 meses, ou 9 meses, ou 10 meses, não importa, isso conta como um período. Então você não ora, não jejua, não faz nada que não seja permitido quando estiver menstruada. Mas se não tiver tido seu período por 1 ano, por 12 meses inteiros, e logo te vem, isso seria considerado istihadha, não seria considerado como período.
P: Hajjah Rukiye mencionou o janaba depois que os homens tenham tido sonhos úmidos. Qual é o fiqh para senhoras que sofrem sonhos assim, sentindo algum tipo de shahwa durante o sono ou depois de acordar?
R. Se têm umidade, se vêem umidade, têm que fazer ghusl.
P: O que é melhor fazer para evitar esse tipo de pesadelo ou qualquer pesadelo?
R. Faça wudhu e durma e leia Ayatul Kursi e Qul audhu bi rabbil falaq [Sura Al-Falaq] e Qul audhu bi rabino naas [Sura Al-Nas] sobre você antes de dormir.
P: O que fazer se um cachorro passando por mim talvez toque minhas roupas? (Algumas pessoas com cachorros passam rapidamente, vindo de trás. E o que fazer se eu estiver em dúvida se há um pêlo de cachorro em um assento, onde eu tenho que me sentar?)
R. Se você não tem certeza se está lá ou não, está tudo bem, não faça waswasa. Se você tiver certeza, precisa limpar a área.
P: Esta irmã está pedindo que você gentilmente dê um informe sobre a janaza, e como lavar os mortos.
R. Inshallah, nós daremos.
P: Tenho uma dúvida sobre o banheiro, quando terminamos, no banheiro, limpamos com a mão esquerda?
R. Sim.
P: Você pode explicar as razões pelas quais precisamos fazer wudhu e como fazê-lo?
R. Para a maior parte de nossa adoração, é preciso ter wudhu. Porque é uma ordem de Allah Azza Wa Jalla, isso é por que precisamos ter wudhu.
P: No wudhu, se uma pessoa se esquece de lavar uma parte, mas lava todas as outras partes e de repente se lembra que uma das partes deve ser lavada, ele / ela faz todo o wudhu novamente ou apenas lava a parte perdida?
R. Apenas lave a parte perdida.
P: Se a mulher tiver secreção branca, Hajjah disse que ela usa um absorvente e está tudo bem, mas se o absorvente se mover, o wudhu está quebrado. Não entendi. Ela pode explicar novamente? E também a descarga tem que ser lavada da roupa íntima antes de fazer salah?
R. É por isso que temos que usar absorventes. Um pad não se move facilmente a menos que esteja completamente cheio, isso quebra o wudhu.
P: Eu queria perguntar sobre wudhu, se amamentar a criança quebra seu wudhu?
R. Não, isso não quebra seu wudhu.
P: Mudar as roupas, sem trocar as roupas íntimas quebra seu wudhu?
R. Não.
P: Se não cobrirmos nossa cabeça enquanto fazemos wudhu, isso invalida o wudhu?
R. Não.
P: É possível para Hajjah Rukiye compartilhar o entendimento de, se alguém perto de você fuma enquanto você está orando um salah, e que se entrar em sajdah tudo o que pode inalar é a fumaça de alguém fumando nas redondezas, isso afeta nosso salah e nosso wudhu?
R. É haram, não é bom fumar porque te prejudica. Tudo o que prejudica você é haram. Mas se você não pode controlar as pessoas ao seu redor, apenas seja paciente e ore para que Allah as oriente para um bom caminho.
Fumar faz os anjos irem embora, eles não gostam do cheiro ruim. Se encontrar algum canto seguro em sua casa, então ore lá, não discuta, não faça barulho, não vai ajudar. Apenas ore por elas para que Allah oa oriente para o caminho certo.
P: Devemos orar Salat al-Wudhu a cada vez que fazemos wudhu?
R. Se puder, sim.
P: O wudhu é aceito se uma mulher tiver uma tatuagem nos olhos e nas sobrancelhas?
R. Sim. Não é permitido ter tatuagens, é haram. Mas, se você tem uma tatuagem, pode lava-la, sua pele deve estar úmida, e a tatuagem está sob sua pele, não em cima dela, não impede que a água passe para sua pele, então está tudo bem. Mas, não ter tatuagens é muito melhor.
P: Depois que o vento que passa [flatulência], é necessário lavar as áreas privadas, ou é suficiente lavar as mãos, etc?
R. Não, se você precisa ir ao banheiro, então, lava. Apenas o vento que passa está OK.
P: Pode-se fazer tayammum se não puder fazer ghusl, depois de ter relações com seu marido e o tempo da oração chegou, se não é possível tomar ghusl o dia todo?
R. Sim, e se você tiver água precisa fazer ghusl. Mas se você tiver uma desculpa, tudo bem.
P: Devido a uma doença crônica que tive nos últimos 10 anos, tenho incontinência urinária e uso absorventes. Como devo manter o wudhu?
R. Nós conversamos sobre isso. Para cada oração, você precisa ter um novo absorvente, ou o que quer que você use para o incômodo urinário, para se manter limpa, apenas use-o, faça wudhu e ore. É uma regra que quando chegue o tempo da oração, que faça wudhu rapidamente e faça o fard, o que é obrigatório para você. E com este wudhu você pode fazer adoração, pode rezar nafl, se tiver uma oração que perdeu / qada, pode ler o Alcorão, pode fazer dhikr, pode fazer tawaf, está tudo bem. Mas para a próxima oração, por exemplo, se você fez todas essas coisas entre Duhr e Asr, e o tempo do Asr chega, e você tem seu wudhu, não o quebrou, mas se tem este problema de incontinência urinária, precisa ir, trocar seu absorvente e fazer um novo wudhu para o Asr. Para cada oração você precisa ter um novo wudhu, e pode fazer a oração obrigatória rapidamente e outra adoração pode fazer quando quiser, a menos que vá ao banheiro ou quebre seu wudhu nesse meio tempo.
P: Esta pergunta é sobre se teve um sonho molhado, mas quando acorda não vê nada, suas roupas estão limpas, e a cama está limpa, precisa tomar ghusl?
R. Não.
P: Minha pergunta é sobre como limpar os pés no wudhu, precisa lavar os pés na banheira? Ou se pode usar suas mãos para passar água limpa pelos pés? Geralmente a banheira é muito alta … isso é muito comum em nossos lugares.
R. Se for muito alto, molhe a mão e certifique-se de que todas as partes do pé estejam molhadas o suficiente. Certificar-se de passar por cima dos calcanhares, sob a planta dos pés, entre os dedos dos pés. Certifique-se de limpar bem esses lugares com água, está tudo bem. Faça isso 3 vezes, como de costume.
(Shukran, terminamos alhamdulilah).
O aniversário de Mawlana, aniversário islâmico é em alguns dias, em três dias, na sexta-feira inshallah. Peço a todas vocês que leiam 1 Sura Yasin e 1 Fatiha e dê-as à alma de Mawlana Sheikh Nazim. Espero que ele esteja feliz com a gente, com o que estamos fazendo, inshallah.
Esta semana é apenas para perguntas e a maioria das perguntas são sobre períodos, alhamdulilah. Eu também peço a vocês, senhoras, orar 2 rak’ats Salat al-Shukr [Oração de Agradecimento] por serem mulheres, OK?
Vou te contar uma pequena história. Quando Hazrat Adão e Hazrat Hawwa estavam na Terra, Hazrat Gabriel veio para ensinar a eles como trabalhar no campo, porque eles tinham que trabalhar para comer, tinham que plantar o trigo para poderem comer. Hazrat Gabriel veio e os ensinou como fazer. Hazrat Adão lavrou a terra desde a manhã até o horário do Asr, e então ele estava cansado. Então Hazrat Hawwa assumiu o comando e continuou até o Magreb. Mas, ela estava fazendo isso tão rapidamente, que cobriu o dobro do espaço que Hazrat Adão cobria.
O que cresceu nesta terra, o que Hazrat Adão estava plantando era trigo e o que Hazrat Hawwa estava plantando era cevada. Subhanallah, o trigo tem baraka, mas a cevada tem mais baraka. Normalmente, quando você planta cevada, multiplica muito e amadurece rapidamente. E depois que terminaram, aprenderam a fazer pão. E eles assaram o pão, e comeram três pães. Então Hazrat Adão pegou dois pães e Hazrat Hawwa pegou um pão. Hazrat Adão comeu os dois pães e foi dormir, Hazrat Hawwa comeu metade de um pão e escondeu a outra metade. Desde aquele dia ela estava fazendo dieta, e todas as mulheres estão fazendo dieta a vida toda.
Portanto, o hábito da dieta é de Hazrat Hawwa. Isso é apenas para colocar um sorriso em seu rosto.
Wa min Allahi At-tawfeeq. Fatiha. Salam aleykum.
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