2021/03/03, Ders 5
Lista de conteúdos:
- Salah – para quem é obrigatório:
- Muçulmano;
- Alcançou a puberdade;
- É são.
- Antes de começar sua oração, você deve:
1. Estar com o corpo, roupas e local limpos;
2. Ter wudhu;
3. Estar na hora correta da oração;
4. Satr al-‘awra سَتْرُ الْعَوْرَة (estar apropriadamente vestida);
5. Estar de frente para a Qibla;
6. Fazer o niyyah / intenção.
- Durante a oração, você deve:
1. Takbir al-ihram;
2. Comece a orar em pé;
3. Leia o Alcorão;
4. Ruku’ e levantar-se de ruku’;
5. Duas Sajdas;
6. Na última vez que sentar fazer tashahhud antes de dar Salam aos anjos.
- As orações são proibidas nestes momentos:
1. Depois da oração matinal (fajr) até o horário do salat Ishraq;
2. 15 minutos antes da oração Dhuhr;
3. Depois da oração do Asr até o Maghrib.
- As orações diárias:
1. Salatul Subuh (Fajr): 2 rak’ats sunnah, 2 rak’ats fard
2. Salatul Duhr: 4 rak’ats sunnah, 4 rak’ats fard – obrigatório, 4 (ou 2) rak’ats sunnah depois
3. Salatul Asr: 4 rak’ats sunnah e 4 rak’ats fard
4. Salatul Maghrib: 3 rak’ats fard, 2 rak’ats sunnah
5. Salatul Isha: 4 rak’ats sunnah, 4 rak’ats fard, 2 ou 4 rak’ats sunnah novamente, e 3 rak’ats witr wajib
- Os direitos dos pais sobre os filhos.
- Os direitos das crianças sobre os pais.
Bismillahi Ar-rahman Ar-rahim. Tariqatuna Assohba wal khayru fil jam’iyya.
Inshallah, hoje vamos falar sobre salah. Salah é oração. Conversamos sobre wudhu e sobre ghusl, como estar limpo. Para orar, precisamos estar limpos: em nosso corpo, em nossa roupa e também em nosso lugar de oração. Então a primeira condição da oração, salah, é estar limpo.
E para que o salah, oração, seja obrigatório para uma pessoa, há três condições. A primeira é ser um muçulmano, seguir o Islam. A segunda é ser adulto, ter atingido a puberdade. E a terceira é estar são (das faculdades mentais).
Estas são as três condições que tornam a oração obrigatória para uma pessoa. Para não-muçulmanos, não é obrigatório, para não adultos, aqueles que ainda não atingiram a puberdade, não é obrigatório, e para os loucos também não é obrigatório.
É aconselhável começar a ensinar nossos filhos a rezar quando tiverem 7 anos. E quando tiverem 10 anos é uma obrigação ensiná-los; e se são preguiçosos para rezar podemos repreendê-los. Deverão aprender que os anjos começarão a escrever no livro das boas e más ações deles quando atingirem a puberdade, e que seus pecados e boas ações começarão a ser registrados. É principalmente quando eles têm cerca de 15 anos que são considerados responsáveis por suas ações, e que elas serão registradas pelos anjos.
A oração em si mesma tem seis condições antes de começar a orar, e seis condições durante a oração, para o salah em si. A primeira condição é que seu corpo esteja limpo, se precisar fazer ghusl, faça ghusl, se não houver necessidade de ghusl, faça wudhu. Limpe-se de najasa, de sujeira e faça wudhu. E certifique-se de que suas roupas estão limpas.
Se houver najasa em sua roupa, lave-a, não há necessidade de trocar de roupa, pode lavar a área se puder ver a sujeira. Sujeira significa: sangue, urina, álcool ou excremento (animal ou humano). Se vir algum desses, e for menor do que o seu polegar, tudo bem. Mas se for maior, é preciso lavar. As coisas que pode ver, como sangue ou a sujeira dos animais, lave bem uma vez e esprema, e já chega. Mas se for algo que não pode ver, como a urina – você não pode ver, mas sente o odor, então a condição é que lave esta área uma vez e torça, então uma segunda vez e uma terceira vez. A condição é limpar esta área três vezes para coisas que não têm cor, como urina ou álcool. Porque você não vê, tem que limpar três vezes: lavar, espremer, lavar, espremer, lavar e espremer. Mas se é algo que pode ver, precisa lavá-lo uma vez, mesmo que um pouquinho da cor permaneça, mas a sujeira tenha desaparecido, e uma vez é o suficiente para limpar.
E também ter um lugar limpo para rezar. O Profeta صلى الله عليه وسلم disse que Allah o honrou ao fazer o mundo todo como uma mesquita, para ele e sua ummah. Portanto, em qualquer lugar que esteja limpo, pode rezar ali. Se souber [onde está] a qibla pode rezar ali, não há necessidade de procurar um lugar especial, um templo, ou lugar para adoração.
Mesmo em sua casa, você pode rezar em qualquer lugar que esteja limpo. Se estiver no campo, não deve rezar no local onde há animais, porque geralmente é sujo. Mas, se houver animais e a terra estiver seca e ter sido exposta à luz solar, então é considerado limpo. Pode rezar lá também. Se souber que em algum ponto havia um pouco de sujeira, mas que depois havia sol e vento, e o sol secou esta área, pode rezar lá. Mas, não pode fazer tayammum desta terra. Portanto, lembre-se de que qualquer lugar é considerado limpo, e você pode rezar ali.
Mas não é recomendado rezar em um lugar como um hammam, como uma sauna, lugares onde tem gente se lavando e coisas assim. Ou um lugar como um estábulo para animais, onde há muita sujeira de animais ao redor, não é recomendável rezar lá também. De outro modo, qualquer lugar que creia estar limpo e seco, está bem, pode rezar ali. Portanto, a primeira coisa que deveria certificar-se antes de começar sua oração é a limpeza. O seu corpo deve ter wudhu, suas roupas devem estar limpas, e a área onde vai rezar deve estar limpa – esta é a primeira condição.
A segunda condição é ter wudhu. Depois de limpar a si mesmo, fazer wudhu, e falamos sobre wudhu antes.
A terceira condição é que o tempo da oração esteja correto. Há cinco orações. O tempo da oração da manhã é quando a primeira luz do sol aparece até que o sol sai, este é o tempo para a oração da manhã, Salatul Subuh. Depois que o sol nasce, o tempo da oração da manhã terminou. Então, se não a rezou, se a perdeu, reze-a como qadhaقضاء, faça a intenção para qadha, recuperação da oração perdida, e reze-a, assim como sua sunnah também. Até o Duhr, meio-dia, pode-se recuperar ambas, a fard e a sunnah da oração da manhã, com a intenção de repor [a oração], qadha.
A hora do Duhr é depois do Zawal. Zawal significa depois que o sol tenha alcançado o meio, o zênite, do céu, e começa a descer para o oeste. Quando o sol começa a baixar para o oeste, o tempo para a oração do Duhr começa. A oração de Duhr é deste este momento até quando a sombra de um objeto é igual em comprimento ao mesmo objeto. Esse é o tempo para o Duhr.
A hora do Asr é quando a sombra de um objeto é igual ou ultrapassa o comprimento do próprio objeto, até a hora do pôr do sol. Se tem uma árvore, e a sombra dela é do mesmo tamanho da árvore, então é o tempo do Asr.
O tempo do Magrib é desde o pôr-do-sol, desde quando o céu fica vermelho, até que o vermelho se torne escuridão, quando realmente fica escuro. Este é o tempo do Magrib. É muito curto, pode levar 1 hora ou 1 hora e 15 minutos, algo assim.
O tempo do Isha é desde a escuridão total até a oração da manhã, até a primeira luz do Fajr. Este é o tempo para o Isha. Portanto, esta é a segunda condição da oração, que o tempo seja o correto, antes não pode fazer a oração. Não pode rezar a oração da manhã antes da primeira luz do dia, ou não pode rezar Duhr antes de Zawal. E quando o tempo para uma oração terminou, ou seja, o tempo para a oração seguinte começou, então pode rezar a oração anterior como qadhaa (uma compensação pela oração perdida). Esta é a terceira condição.
A quarta condição é satr al-‘awra سَتْرُ الْعَوْرَة, usar roupa que cubra teu corpo, o ‘awra (‘Awra são os lugares do corpo que devem ser cobertos. Para as mulheres é todo o seu corpo, exceto o rosto e as mãos [conforme a escola de jurisprudência Hanafi]. Para os homens, é acima do umbigo até os joelhos). Se não cobrir adequadamente, a oração não estará completa. As mulheres deveriam usar roupas que cubram seu corpo todo, exceto o rosto e suas mãos (seus pés, até os tornozelos, também podem estar descobertos). Todas as outras partes do corpo devem estar cobertas. A maneira de cobrir-se deveria ser como estou me cobrindo. Amarrar seu lenço na parte de trás do seu pescoço, de modo que suas orelhas, seu pescoço, e suas costas estejam visíveis não é aceitável para a oração. Deve cobrir suas orelhas, pescoço, peito e costas quando estiver rezando. Apenas seu rosto e suas mãos podem aparecer, e se não usar meias, então seus tornozelos não podem ser mostrados. Isso é para a Madhhab Al-Hanafi, lembro a vocês novamente.
Para os homens, se não tiverem roupa para usarem deveriam [ao menos] cobrir desde o umbigo até a parte inferior dos joelhos. Sua ‘awra vem de cima da barriga até abaixo de seus joelhos e eles devem cobri-lo. Mas, rezar com apenas a ‘awra coberta e o resto do corpo descoberto não é mustahab. Também para os homens é muito melhor usar mangas compridas, pôr um chapéu na cabeça, e usar roupas adequadas ao rezar. No Hajj, eles usam ihram, está bem, mas em lugares diferentes, quando é o tempo da oração, se têm roupas para vestir, têm que usá-las. Os homens também devem usar roupas adequadas para rezar. Mawlana Sheikh Nazim, quando via as crianças usando mangas curtas, não gostava, queria que usassem mangas compridas enquanto estavam rezando, ou mesmo quando andavam pela casa. Ele nunca gostou que as pessoas, mesmo os homens, usassem shorts, mangas curtas. Eu nunca vi Mawlana rezando com suas roupas de baixo ou de mangas curtas, ele sempre usava roupas adequadas e colocava um chapéu na cabeça, inclusive um turbante. Mas, se não há outra opção, ou se está com pressa ou algo assim, então, para os homens satr al-‘awra é desde o umbigo até abaixo dos joelhos. Esta é a quarta condição.
A quinta condição é ficar na direção da Qibla, encontrar a qibla e ficar na direção da qibla. Isto é, em direção à Ka’bah. Se estiver na Ka’bah em Meca, quando estiver rezando olhe para a Ka’bah. Mas quando você está em sua casa, ou em uma mesquita, ou em lugares diferentes, deve manter seus olhos no lugar de sajda [prostração] no chão, enquanto você está de pé na oração. Mantenha o rosto para a qibla, e seus olhos no lugar de sajda, no chão.
A sexta condição é fazer niyyah / intenção, intenção para a oração a qual está rezando. Diga: ‘Nawaytu an ussalli lillahi ta’ala sunnah Salatul Subuh’ ou ‘fard Salatul Subuh’, [o que significa] ‘eu faço intenção de rezar por Allah Azza Wa Jalla a sunnah da oração da manhã’ ou ‘o fard da oração da manhã’. Então, isso que é pôr a intenção e especificar a oração, se for a oração da manhã; a oração Duhr – a oração do meio-dia; Asr – oração da tarde. Faça a intenção pelo que está rezando. Em sua intenção, se for rezar sunnah, faz intenção para sunnah. Se vai rezar fard, faz intenção para fard. Para nafl, pode fazer intenção, tudo bem, mas se esquecer, não importa, porque é nafl, nafl significa que você está rezando voluntariamente, não é obrigatório. Mas o Profeta صلى الله عليه وسلم rezava e dizia aos seus sahabas que as rezassem. Assim que, essas são as condições antes do salah.
As condições durante o salah são, em primeiro lugar, fazer o takbir al-ihram, dizer ‘Allahu Akbar’. Para as damas, devem levantar as mãos até abaixo de seus ombros e, para os homens, acima dos ombros. Com suas mãos abertas diga ‘Allahu Akbar’, assim.
A segunda condição é estar de pé, começar a oração de pé. Coloque as mãos uma sobre a outra, a mão direita sobre a mão esquerda. Para as mulheres, as mãos devem estar por debaixo de seu peito; para os homens, debaixo do umbigo. Estas são pequenas coisas, mas como as mulheres são mais suaves, então temos movimentos mais suaves.
A terceira condição é recitar o Alcorão, enquanto está de pé, recitar o Alcorão. Recitar o Alcorão significa recitar uma al-Fatiha e uma sura.
A quarta condição do salah é ruku’: diga ‘Allahu Akbar’ enquanto se inclina e põe as mãos nos joelhos. Então recita três vezes: ‘Subhana Rabbi Al-Azeem’. Levante-se novamente, enquanto recita ‘Sami’a Allahu li-man hamida, Rabbana laka’l-hamd’.
E segue a quinta condição do salah: duas sajdas/prostrações com, entre ambas, um curto período em que você permanece sentado. Nas prostrações/sajda se recita Subhana Rabi Al-A’la’, três vezes.
Em sajda, quando vai para sajda, primeiro põe teus joelhos, depois as mãos, e depois o rosto no chão, a testa e o nariz devem tocar o chão. Sete partes do seu corpo devem tocar o chão: seus [dois] pés, [dois] joelhos, [duas] mãos, rosto (nariz e testa). Seus cotovelos não devem estar no chão. Para as mulheres, precisam levantar os cotovelos um pouco, mantendo-os próximos ao corpo. Os homens precisam elevá-los um pouco mais longe seu corpo. O Profeta صلى الله عليه وسلم disse: “Não faça o que um cachorro faz, não coloque todo o antebraço, do cotovelo até a mão, no chão”. Enquanto está em sajda deve manter seus cotovelos um pouco levantados. Para as mulheres, os braços devem ficar próximos ao corpo, enquanto que para os homens os braços devem estar separados de seu corpo durante a sajda. O rosto, as mãos, os joelhos, os pés – sete partes do corpo – devem tocar o chão. Enquanto estiver em sajda não levante o pé do solo, um ou ambos, como algumas pessoas fazem. Isso não é correto, os dois pés devem tocar o chão.
Assim, sete partes do corpo devem tocar o chão: O rosto, as mãos, os joelhos e os pés.
E a sexta condição da oração é posição sentada antes do salam: nos sentamos para recitar o tashahhud: ‘Attahiyyatu Lillahi wa-salawatu wa’t-tayyibatu, as-salamu ‘alayka ayyuha’n-Nabiyyu wa rahmat-Allahi wa barakatuhu. As-salamu ‘alayna wa‘ alaa ‘ibad-Illah is-saliheen. Ashhadu alla ilaha illallah wa ashhadu anna Muhammadan ‘abduhu wa rasuluhu’.
E: ‘Allahumma ṣalli ʿala Muḥammadin wa ʿala ‘aali Muḥammad wa sallim, kama ṣallayta ʿala Ibrahima wa ʿala‘ aali Ibrahima, wa barik ʿala Muḥammadin wa ʿala ‘aali Muḥammadin, kama barakta ʿala Ibrahima wa ʿala‘ aali Ibrahim fil ʿAlamin innaka Ḥamidun Majeed. ‘[Permaneça sentada até que tenha recitado isto], e então gira a cabeça para a direita e saúda ‘Assaalamu alaykum wa rahmat Allah’ e depois gira a cabeça para a esquerda e diz’ Assaalamu alaykum wa rahmat Allah’.
Enquanto estivermos sentadas de joelhos devemos pôr o pé esquerdo sob o pé direito. As mulheres devem se sentar um pouco ladeadas, com os pés um pouco mais para o lado. Porém, os homens, não, devem se sentar diretamente sobre os pés. É preferível não adotar outras posições que essa ao sentar-se: de joelhos e com o pé esquerdo sob o direito.
Há três períodos do dia em que é proibido rezar. O primeiro é depois da oração matinal até 15 minutos depois de nascer do sol. Se chegar atrasada para rezar a oração da manhã tem que rezar muito rápido e não a deixar para mais tarde. Se está tão atrasada que o sol está já nascendo, então tem que esperar 15 minutos depois que o sol nascer. (Ishraq / nascer do sol é quando o sol saiu no horizonte e se pode vê-lo como um círculo completo acima do horizonte).
Assim, depois que rezamos a oração da manhã não rezamos mais nada até que passe Ishraq (15 minutos após o nascer do sol). Mesmo que esteja escuro, não é bom rezar mais nada depois que fez a oração da manhã. Após a oração matinal espere pelo nascer do sol, e então você pode rezar, mas não é certo depois da oração matinal [antes do tempo de Ishraq]. Está proibido rezar neste horário.
O segundo tempo em que está proibido rezar é quando o sol está bem no meio do céu, antes de começar a ir para Zawal (zênite), que significa 10-15 minutos antes da oração Duhr, neste pequeno período de tempo também está proibido rezar.
O terceiro tempo em que se proíbe rezar é depois da oração da tarde / Asr até a oração do anoitecer / Magreb. Quando o sol está desaparecendo também não se deve rezar, a menos que esteja rezando o Asr. Pode rezá-la para não a perder, já que é makruh rezar naquele momento.
Estes são os três momentos em que é proibido rezar, a menos que seja a oração obrigatória/fard, do momento, ou que se tenham que recuperar. Qualquer outra oração terá que esperar.
Apenas ao redor da Ka’bah não é proibido rezar nestes tempos. É o único lugar onde pode rezar qualquer oração a qualquer momento.
Agora lhes falarei o número de ciclos de oração/rak’ats para cada oração.
– Oração da manhã, Salatul Subuh: 2 rak’ats sunna e 2 rak’ats fard/obrigatória.
– Oração do meio-dia / salat Duhr: 4 rak’ats sunna, 4 rak’ats fard e 2 ou 4 rak’ats sunna.
– Oração da tarde / Asr: 4 rak’ats sunna e 4 rak’ats fard.
– Oração do anoitecer / Maghrib: 3 rak’ats fard e 2 rak’ats sunna.
– Oração da noite / Isha: 4 rak’ats sunna, 4 rak’ats fard e 2 ou 4 rak’ats sunna, depois mais 3 rak’ats sunna de Witr, considerada wajib (muito recomendada).
Assim, se contar, a soma são 40 rak’ats por dia com as sunnas e Witr wajib.
Mawlana Sheikh Nazim قدَّس للهُ سِرَّەُ costumava rezar 2 rak’ats sunna/nafil antes de rezar o Magreb. É uma oração recomendada em outras escolas / Madhabs, mas não na Madhab Hanafi. As mencionamos aqui porque Mawlana as rezava.
O Profeta صلى الله عليه وسلم aconselhava rezar 4 rak’ats sunna depois do Duhr e do Isha. Aconselhava e as rezava também. Isso forma parte da taqwa, de querer ter mais boas ações e temor que nos causa o encontro com Allah.
As 4 rak’ats sunnah antes de Asr e Isha não são sunnah muakkadah/confirmada. Sunnah muakkadah significa que o Profeta صلى الله عليه وسلم nunca deixava de fazê-las, e as rezava a cada tempo. Assim que, se as perder não tem que recuperá-las.
No entanto, para a oração de Duhr as 4 rak’ats anteriores ao fard, se perder deve recuperá-la depois de rezar o que é obrigatório, o fard.
O mesmo com a sunna antes do fajr, se aconselha recuperá-la se não pôde fazê-la. Isto é para o caso de que esteja rezando em congregação e não tenha chegado a tempo de fazer a sunna prévia de Duhr, e se quiser seguir o Imam. Uma vez rezado o fard atrás do Imam, a sunna perdida de Duhr se recupera logo após o fard e as segundas sunnas. Mas para o fajr, há de se esperar até que passe o tempo de Ishraq/ saída do sol, para recuperar/qadha a sunna prévia.
Wa min Allahi at-tawfeeq. Fatiha.
E um pouco sobre o adab com relação aos direitos da mãe e do pai sobre uma pessoa. Para os muçulmanos, é obrigatório cuidar do seu pai e da sua mãe. No Sagrado Alcorão, muitas vezes Allah Azza Wa Jalla primeiro pede para crer Nele, e depois pede para cuidar de sua mãe e de seu pai. Este se conhece como birr al-walidayn. Isto é, muito importante. Mesmo que nossos pais não sejam muçulmanos devemos cuidar deles, apoiá-los, é obrigatório, a menos que eles lhe digam para fazer coisas contra o Islam. Se te disserem para fazer tais coisas, não dê ouvidos a eles, mas nas condições normais de vida, se precisarem de ajuda, ajude-os. Não podem levá-los a igreja, ou templo, ou coisa assim, mas pode ir buscá-los.
É uma obrigação para todos os muçulmanos – homens e mulheres – cuidar dos pais, tratá-los bem, não gritar com eles, não brigar com eles, não os incomodar, servi-los se forem velhos, mesmo que não sejam tão velhos, ajudá-los em suas vidas. Os direitos dos pais sobre uma pessoa são mais do que os direitos de uma pessoa sobre seus pais.
Cada criança tem três direitos sobre seus pais. O primeiro direito é receber um bom nome quando nasce. Este é o primeiro direito. O segundo direito é ser educado de uma boa maneira. A mãe e o pai devem criar seu filho de uma maneira boa, e ensiná-lo boas maneiras e religião, e como ser uma pessoa boa e piedosa. Este é o segundo direito. O terceiro direito da criança é deixá-la que se case com alguém bom; encontrar um marido, ou uma esposa, que seja uma boa pessoa para que continue sua vida, feliz, aqui e na próxima vida. Esses são os três direitos da criança sobre seus pais.
Inshallah, que Allah permita-nos cuidar de nossos filhos de uma maneira boa, e oramos por eles, e que Allah mantenha-nos no caminho certo, e aos nossos pais, e ajude-nos a cuidar de nossos pais de uma maneira boa e como Allah gosta que façamos, inshallah. Nossa intenção é boa, então, inshAllah, a recompensa será boa.
Wa min Allahi at-tawfeeq
Fatiha
?
No comment yet, add your voice below!