بسم الله الرحمن الرحيم

Ders Fiqh e Adab ? درس فقه و أدب

2021/04/27, Ders 9

Lista de conteúdo:

★ O que quebra o jejum e o que não quebra

★ Tipos de Kaffarah

1. Libertando um escravo

2. Jejum 60 dias consecutivos

3. Alimentar uma pessoa pobre por 60 dias

★ Zakat-al Fitr

★ I ’tkaf إعتكاف

★ Zakat: Para quem é obrigatório?

★ Quanto zakat damos?

★ A quem se pode dar o zakat?

★ A quem não se pode dar zakat?

★ Ahlu-Bayt e sadaqah e zakat

Salamun alaykum. Hoje falaremos sobre o que quebra e o que não quebra o jejum. Qualquer coisa que faça acidentalmente, sem intenção ou por esquecimento enquanto está jejuando não interrompe seu jejum, como comer ou beber.

Isso não requer uma penalidade, só requer compensar um dia para cada dia de jejum perdido. Assim que, se comer ou beber estando em jejum, e logo o percebe, se lembra, diga ‘Oh! meu jejum está quebrado’ e então continua a comer durante o dia, isso não requer uma penalidade, porque pensava que o jejum estava quebrado, e você não quebrou seu jejum intencionalmente.

Mas, qualquer coisa que você faça intencionalmente para quebrar o jejum, requer kaffara. Kaffara significa penalidade quando quebre o jejum no Ramadã, não se aplica a outros jejuns. Porque o jejum do Ramadã é obrigatório, enquanto que o jejum nos outros dias é voluntário, podendo ser sunnah ou wajib, mas o jejum no Ramadã é obrigatório, é ordenado que tenhamos que jejuar no Ramadã, então cada jejum quebrado intencionalmente no Ramadã é penalizado, é necessário kaffara.

Há três tipos de kaffara, penalidade. O primeiro tipo é libertar um escravo para limpar seu pecado de quebrar seu jejum no Ramadã. Ou, então, jejuar ​​60 dias consecutivos, sem interrupção. As senhoras que menstruam, as jovens, se fazem a intenção de cumprir com seu kaffara podem jejuar e quando menstruarem, podem quebrar seu jejum e assim que seu período terminar, devem retomar o jejum sem atrasar e assim desta forma até que os 60 dias sejam completados. Pode ser que tenham uma ou duas menstruações, Allahu ‘A’alam, mas devem continuamente jejuar, exceto quando estiverem em seu período menstrual até que se completem os 60 dias de kaffarah.

Mawlana Sheikh Mehmet disse às pessoas que lhe pediram para jejuar esses dois meses, Rajab e Shaban, com Ramadan, de fazer, também, intenção para kaffara.

Os homens e aquelas mulheres de mais idade (que não tenham período) que queiram jejuar os 3 meses sagrados com a intenção de Kaffarah também, devem começar a jejuar 1 dia antes de Rajab para que se cumpram 60 dias até o Ramadã. Mas as mulheres que ainda menstruam, e querem jejuar em Rajab e Shaban, têm que calcular os dias que precisam jejuar antes, para que quando Shaban termine tenham jejuado 60 dias antes do Ramadã. Esse é o segundo tipo de kaffara.

O terceiro tipo é para quando não puder cumprir com os dois primeiros. Deve alimentar uma pessoa pobre por 60 dias, de manhã e à noite, por dois meses. Ou alimentar 60 pessoas pobres em um dia, de manhã e à noite, para que seus estômagos fiquem cheios e estejam satisfeitos. Portanto, este é o terceiro tipo.

Um dia um homem veio até o Profeta صلى الله عليه وسلم e disse-lhe: “Ya Rasul Allah, quebrei o meu jejum no Ramadã de forma intencional”.

Então o Profeta صلى الله عليه وسلم respondeu: “Liberte um escravo”.

O homem disse: “Eu não tenho escravo. Eu mesmo sou um escravo”.

Então o Profeta صلى الله عليه وسلم disse: “Jejue dois meses, 60 dias.”

Então o homem disse: “Ya Rasul Allah, se eu tivesse tal poder não quebraria meu jejum no Ramadã”.

Então o Profeta صلى الله عليه وسلم disse: “Dai comida a 60 pobres, pela manhã e à noite.”

O homem respondeu: “Sou muito, muito pobre e também não posso pagar por isso”.

Então o Profeta صلى الله عليه وسلم disse a um dos sahaba: “Vá lá dentro e traga comida para 60 dias, um pouco de trigo e outro alimento suficiente para 60 dias e dê a esse homem para que o leve e se alimente durante 60 dias, e está bem, seu kaffara está cumprido agora.” O Profeta صلى الله عليه وسلم o estava ajudando a cumprir seu kaffara.

Apenas um tipo de kaffarah é popular, o que dura 60 dias, mas na verdade existem mais 2 tipos.

Se quebrar seu jejum no Ramadã intencionalmente em um dia, dois dias ou durante todo o Ramadã, o kaffara é o mesmo: 60 dias. Se fizer tawba e pedir perdão por não jejuar no Ramadã, o kaffara por tudo o que você perdeu antes desta tawba é um: 60 dias. Depois de completar 60 dias de jejum de kaffara pode começar a compensar os dias de jejum que perdeu, dia a dia, em qualquer dia que puder, então é apagado. Mas, se após deste kaffara que você fez, quebrar seu jejum de novo, então tem que ter um novo kaffara, o antigo kaffara que você fazia não é mais válido, só é válido para jejuns perdidos antes do kaffara, não pelos jejuns que quebra após o kaffara. Inshallah, Allah não nos faz precisar disso, mas apenas mantenha isso em mente. Então, isso é sobre kaffara.

Não podem jejuar durante a menstruação ou com sangramento pós-parto/nifas. Assim, deve quebrar seu jejum e compensá-lo após o término do Ramadã. E se está amamentando ou grávida e não se sente capaz de jejuar, ou se está doente, ou se estiver viajando, pode quebrar o jejum no Ramadã e só precisa jejuar um dia para cada dia de jejum perdido: eles não precisam de kaffara.

As pessoas muito idosas ou com doenças crônicas, que não podem jejuar, devem dar Zakat Al-Fitr: dar dinheiro para cada dia que não jejuou por causa de uma doença crônica ou velhice, em vez de jejuar, isso está ok.

Uma senhora, que não pôde jejuar em muitos Ramadã por causa de gravidez e amamentação, me disse que alguém deu a ela uma fatwa, para que ela desse dinheiro por cada dia não jejuado, em vez de compensar os dias de jejum perdidos. Eu não concordo com isso. Porque é jovem, saudável, e inshallah tenha uma vida longa o suficiente para fazer os jejuns. Pode fazer isso em qualquer momento da sua vida. Compense os dias os quais quebrou o jejum devido a estar menstruada, ter nifas, ter filho, amamentar, estar grávida. Estas senhoras, quando forem mais velhas, e já não tenham nada disso, podem calcular os dias que faltaram e jejuar dia a dia. Se, Allahu ‘A’alam, realmente não possam fazer isso, então podem dar dinheiro para cada dia que perderam, mas este é o último recurso. Quando você é jovem e está com boa saúde e condições, não pode dizer ‘Oh, eu quebrei meu jejum no Ramadã porque eu estava grávida e não consigo devolver! OK, eu darei dinheiro, então não serei responsabilizada’. Não, isto é não aceitável. Faça a intenção e inshallah no futuro quando tenha tempo, faça seu jejum, um dia todas as semanas, e então será concluído, inshallah. E rezarei por vocês para isso.

Uma senhora perguntou sobre suhoor. Se não se levanta para suhoor, mas fez a intenção antes de dormir, está bem. Para o jejum do Ramadã, se fizer a intenção no início do Ramadã que “nós vamos jejuar no Ramadan inshallah, todo o Ramadã”, é o suficiente. É sunnah fazer intenção em cada dia de jejum, todas as noites para o suhoor.  Mas para o jejum do Ramadã, fazer intenção apenas no início do Ramadã está bem porque o jejum de Ramadã é obrigatório. Quer você faça intenções ou não, Allah está pedindo isso de você. Portanto, não se preocupe muito se fez intenção, ou levantou-se para suhoor, ou teve suhoor tarde, etc. No início do Ramadã, coloque isso em sua mente, diga “nós temos a intenção de jejuar todo o mês do Ramadã inshallah ta’ala, queira Allah nos ajudar e tornar fácil para nós”.

Hoje é 15º dia de Ramadã, e em cinco dias, os últimos dez dias do Ramadã estarão chegando, os dias mais preciosos de Ramadã. Algumas pessoas gostam de estar em i’-tikaf إعتكاف. I’-tikaf é sunnah muakkadah e kifayah. Sunnah muakkadah significa que o Profeta صلى الله عليه وسلم costumava fazer isso sempre. Nos últimos dez dias de Ramadã, ele صلى الله عليه وسلم costumava colocar como que uma pequena cortina, na mesquita, entre ele صلى الله عليه وسلم e as outras pessoas e ele صلى الله عليه وسلم ficava sentado ali adorando Allah e não falando exceto o que é necessário, mas levantando-se para orações, e para tarawih, e para iftar e para suhoor. I’tikaf é sunnah muakkadah, porque o Profeta صلى الله عليه وسلم costumava fazer isso todos os anos. E é sunnah kifayah, porque se uma pessoa fizer isso em todo o lugar ou comunidade, é o suficiente. Se ninguém o fizer, então Allah pedirá por isso a todos eles. O Profeta صلى الله عليه وسلم elogiou o i’Itikaf, e foi mencionado no Alcorão Al-Kareem também.

Para os homens fazerem i’tikaf, eles têm que estar em uma mesquita onde as cinco orações diárias são feitas, podem ter um canto com uma cortina, e eles se sentam lá. As mulheres fazem i’tiIkaf em suas casas, em seus quartos ou em algum lugar como uma sala de oração ou algo assim. Se estiver sozinha, pode fazer sua comida e cuidar de suas coisas básicas diárias. É mencionado que um homem que vive de seu artesanato pode fazê-lo enquanto está sentado, pode fazê-lo sem falar. Você pode falar quando é muito necessário, mas não sentar e conversar, contar histórias, trocar. No i’Itikaf, pode comer normalmente, qualquer alimento que tiver no iftar ou suhoor podem comer. Durante o  i’tikaf, você se senta e lê o Alcorão tanto quanto pode – 3, 4, 5 juz ’, lê o Dala’il Al-Khayrat, faz tasabih (1000 vezes ‘La ilaha illa Allah’, 1000 vezes Salawat Sharifa, 1000 vezes ‘Bismillahi Ar-Rahman Ar-Rahim’, 1000 vezes Alhamdulilah’, 1000 vezes ‘Subhanallah wa alhamdulilah wa la ilaha illa Allah wa Allahu Akbar’). Ore e faça du’a por você, por sua família, por todos. Você tem que preencher seu tempo com adoração. Se for muito necessário, pode olhar para o telefone, mas não muito. Pode sair de seu quarto ao banheiro e volte, isso é tudo. Se puder, tome ghusl todos os dias e tome um banho todo dia. Se não, faça ghusl para i’tiIkaf a cada dois dias. Este é o i’tiIkaf para o mês do Ramadã, para os últimos dez dias.

Se sair da mesquita ou do lugar onde está fazendo o seu i’tikaf sem desculpa, então o seu i’tikaf está acabado / quebrado. O I’tikaf no Ramadã é de dez dias. Se você pode fazer os dez dias, é o melhor. Se não pode, pode fazer pelo menos um dia.

Há outro i’tikaf quando alguém faz um nadhr (uma promessa) de que se algo acontecer eu farei i’Itikaf. Para este se deve especificar o número de dias (1 dia, 2 dias, 3 dias, 4 dias etc), faça o  nadhr [um voto, uma promessa] que fará i’tikaf. Então, este i’tikaf é diferente do i’tikaf no Ramadã. Para isso, tem que fazer a intenção de que está fazendo o i’Itikaf para o nadhr, promessa, para cumprir o voto. E tem que fazer tantos quantos forem os dias que prometeu anteriormente, e cada dia inclui a noite: devem ser 24 horas completas para que conte como um dia. Assim, é isso que se faz para um nadhr.

E Zakat Al-Fitr: quantas pessoas houver em casa, o dê em nome de cada pessoa em sua casa, incluindo seus empregados também. Pode dar por seus empregados e também para seus empregados. Pode dar às pessoas pobres para que também possam dar seu Zakat al-Fitr. Isso é para todos, para os ricos, para os pobres, Zakat Al-Fitr é para todos. Não há diferença, é para todos. É por isso que eles dizem para dar aos pobres o zakat um pouco antes; na verdade, deve ser um dia antes do Eid, mas pode ser dado mais cedo, nos últimos dez dias do Ramadã, dá aos pobres para que eles também possam dar Zakat Al-Fitr eles mesmos para outras pessoas.

Em cada país, a quantidade de Zakat al Fitr é especificada pelas autoridades religiosas islâmicas. Se dá uma só vez por cada pessoa jejuante. Mas, se não pode jejuar em absoluto, por causa da idade avançada ou doenças crônicas, então, distribua essa quantia em todos os dias do Ramadã.

Quanto ao Zakat, o zakat principal, deve ser dado a cada ano lunar, a cada ano islâmico. Muitas pessoas optam por distribuir no Ramadã para ter mais bênçãos e também para não esquecer.

Zakat: Para quem é obrigatório? Primeiro, é preciso ser muçulmano. Segundo, tem que ser um adulto. Terceiro, tem que ser são. Quarto, precisa ter dinheiro ou riqueza suficiente para dar zakat. E esse dinheiro ou riqueza deve estar com você por um ano (ou mais), então dá o zakat por essas coisas. Nós, senhoras, na madhab Hanafi (em diferentes madhabs, as pessoas das madhab sabem), as senhoras da madhab Hanafi devem dar zakat por seus pertences, pelo ouro e prata que possuem.

Quanto zakat damos? Se você tem 100 gramas de ouro no total, dá o preço de 2,5 gramas de ouro como zakat pelos 100 gramas de ouro. Para cada 40 gramas [de ouro], 1 grama é zakat. Mas você tem que ter 100 gramas, não 40 gramas, um total de 100 gramas de ouro que ficará com você por um ano lunar inteiro, então dê o preço de 2,5 gramas de ouro como zakat. Se for inferior a 100 gramas, não há necessidade de zakat.

Para o dinheiro, é necessário ter uma quantia equivalente ao valor de 100 gramas de ouro ou mais, e essa quantia de dinheiro estar com você por um ano lunar inteiro, e no final do ano não tenha diminuído, permaneceu o mesmo ou aumentou. Nesta condição, você deve dar zakat sobre esse dinheiro. Se esse valor diminui no meio do ano, mas aumenta novamente no final e se torna o mesmo valor novamente, então tem que dar Zakat. A porcentagem do zakat sobre o dinheiro é a mesma assim sobre o ouro: dê 2,5%. De 100% entrega 2,5% como zakat. Deve pagar zakat se tiver produtos agrícolas: terra ou animais. Ou comércio … etc., tem muitos cálculos, mas no que estamos interessadas ​​agora é se você tiver dinheiro ou ouro, esta é a porcentagem do zakat que tem que ser paga.

Tem que dar o zakat para muçulmanos adultos, e tem que dar zakat manualmente ou para alguém que é distribuidor de zakat. Quando você está dando, tem que fazer a intenção de zakat, quer diga à pessoa que o está recebendo, quer não, isso não importa. Pode dizer à pessoa que está coletando e distribuindo o zakat que ‘este é o dinheiro do zakat’, ou, se está dando diretamente na mão de alguém, e não quer que ela se sinta tímida, ou algo assim, pode manter a niyyah, a intenção para si mesmo de que esse dinheiro é zakat, e apenas dá para a pessoa. Para zakat, qualquer dinheiro que você der ou mesmo ouro ou algo, tem que dar na mão. A condição é dar zakat a uma pessoa que possa usá-lo livremente para as necessidades dela. Algumas pessoas dizem que damos comida como zakat, essa é uma necessidade normal de uma pessoa, mas talvez essa pessoa tenha outra necessidade a cumprir. Portanto, a condição é dar o zakat à pessoa para que ela possa usá-lo para as necessidades dela: esta é a condição do zakat.

Não dê zakat para um grande local público [organizações] que coleta dinheiro para construir ou financiar um hospital, uma escola, uma madrassa, uma mesquita, um dormitório, etc. Não pode dar dinheiro a uma [organização] grande e geral, que não se consegue ver para onde o dinheiro está indo. OK, vai ser usado para a construção, mas esta não é a condição do zakat.

A condição do zakat é dar pessoalmente aos indivíduos, não às pessoas que estão coletando o zakat para fazer projetos, ou algo que também seja bom para as pessoas pobres, mas essas pessoas não podem usar o dinheiro zakat livremente para suas necessidades pessoais.

O zakat não pode ser dado para sua mãe, pai, avô, avó. Também não pode dar o zakat para os seus filhos ou netos. Você não pode dar zakat para a Ahl Al-Bayt – os descendentes do Profeta صلى الله عليه وسلم. Também não pode dar zakat para não-muçulmanos; se o fizer, isso conta como sadaqa.

Sadaqa é diferente de zakat. Sadaqa é a caridade que pode ser doada a qualquer pessoa, pode doá-la aos muçulmanos, aos seus pais, seus filhos.

Mas, para Ahl Al-Bayt há uma condição diferente, não pode dar a eles sadaqa, e não pode dar a eles zakat. O que quer que você queira dar às pessoas que são descendentes do Profeta صلى الله عليه وسلم, deve fazer intenção de dar como hadiyya, como um presente. Talvez possa dar sadaqa ou zakat para eles distribuirem, mas não para usarem pessoalmente. Se quiser dar a eles algo para usarem pessoalmente, deve dar como hadiyya e não como sadaqa ou zakat. Isso é por respeito ao Profeta صلى الله عليه وسلم. O próprio Profeta صلى الله عليه وسلم não aceitava usar zakat ou sadaqa para si mesmo صلى الله عليه وسلم ou para sua família.

Um sahaba, antes de se tornar muçulmano, foi informado de que a condição para descobrir se ele صلى الله عليه وسلم era um profeta real ou não era essa, ele صلل الله عليه وسلم aceitaria presentes, mas não sadaqa. Então, um dia, ele levou tâmaras como um presente, hadiyya, então o Profeta صلى الله عليه وسلم comeu delas e as distribuiu entre os sahaba. No segundo dia, ele também

Levou tâmaras, mas como sadaqa, então o Profeta صلى الله عليه وسلم as pegou e distribuiu, mas ele صلى الله عليه وسلم não colocou-as em sua boca. Então, por respeito aos seus descendentes, os Ahl Al-Bayt, se quiser dar a eles algo, que dê como um presente. Ou, se quiser que eles distribuam zakat ou sadaqa por mais baraka, então pode dar a eles, mas não é para o uso pessoal deles.

Sadaqa, você pode dar a todos: muçulmanos e não-muçulmanos, mas zakat tem que dar aos muçulmanos. E para seus pais, avós, filhos e netos, pode dar-lhes sadaqa, mas não pode dar zakat, e se o fizer, contará como sadaqa. Por quê? Porque é sua obrigação cuidar de seus pais e avós, é obrigatório. E o mesmo se aplica a seus filhos e netos, se você for rico o suficiente, tem que ajudar a cuidar deles, não com zakat. Mas não há problema em dar-lhes sadaqa. Para não os não muçulmanos também podem dar sadaqa, mas se der zakat a eles, isso não conta como zakat. Então, isso é para o tópico zakat, inshallah.

E eu acho que isso é o suficiente para hoje. Que Allah nos mantenha saudáveis ​​e seguros.

Laylatul Qadr está chegando, Mubarak. Por favor, ore por nós, pela ummah do Profeta صلى الله عليه وسلم, e por nosso Sheikh e sua família. Também reze para que essa doença e essa pandemia desapareçam e que Hazrat Mahdi chegue logo, inshallah.

Wa min Allahi at-tawfeeq

Fatiha

?

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Comente