Ders Fiqh e Adab 🕋 درس فقه و أدب
2021/04/13, Ders 8
Lista de conteúdo:
★ As condições que tornam o jejum do Ramadã obrigatório
1. Ser muçulmano
2. Ser são
3. Ser adulto
4. Saber que é Ramadã
★ Quem não deve jejuar?
★ Fazendo o niyyah – intenção para jejuar
★ Tipos de jejumصوم:
5. Fard
6. Wajib
7. Sunnah
8. Makruh
★ O que não quebra o seu jejum?
★ Zakat al Fitr
Bismillahi Ar-Rahman Ar-Rahim. Ramadan Mubarak para todas vocês.
Hoje falaremos sobre sawm صوم, jejum. Depois do Ramadan, continuaremos com a oração صلاة e as regras de oração. Mas no momento inshallah falaremos sobre jejum, sawm.
A ordem de jejuar foi dada pela primeira vez a Hazrat Adão, quando foi perdoado. Ele esteve na Terra por 300 anos, e estava chorando, e então veio o perdão, e seu corpo ficou escuro e ele foi ordenado a jejuar 3 dias para que a cor de seu corpo voltasse ao normal. Esta foi a primeira ordem de jejum de Allah Azza Wa Jalla para os seres humanos.
A todas as nações foi ordenado jejuar por seus profetas. Portanto, não é algo novo. Quando o Profeta صلى الله عليه وسلم estava em Meca, ele costumava jejuar alguns dias por mês, geralmente no dia 13, 14 e 15 de cada mês. A ordem para jejuar veio em Medina, após a Hijra. Durante o primeiro ano de Hijra foi ordenado a jejuar, tornou-se fard, obrigatório para a Ummat Muhammad صلى الله عليه وسلم, para todos nós. É uma vez por ano, um mês, o mês de Ramadã, o mês abençoado em que o Sagrado Alcorão Al-Karim foi revelado na tão sagrada noite, Laylatul Qadr, a noite mais sagrada de todo o ano, alhamdulilah. Laylatul Qadr está escondida no Ramadã, especialmente nos últimos 10 dias de Ramadã. O Profeta صلى الله عليه وسلم ordenou que a procurássemos.
O jejum é obrigatório. É o quarto pilar do Islã, o terceiro é zakat. O jejum no mês do Ramadã é mencionado apenas uma vez no Alcorão. Mas, quanto ao zakat زكاة, caridade, sempre que a oração é mencionada no Alcorão, logo a maioria dos ayats mencionam o zakat “iqamu salah إقام الصلاة, ita’u zakat اة j إيتاء الز”. Inshallah vamos conversar sobre zakat na próxima vez, em duas semanas.
O que é jejuar? Jejuar é um pouco como uma adoração secreta. É a ordem de Allah Azza Wa Jalla pedindo que não comamos, não bebamos, e controlemos nossos desejos físicos. Esses desejos físicos são da natureza dos seres humanos, não podem ficar sem eles, mas “jejuar” te ajuda a mantê-los sob controle.
Espiritualmente, jejuar é evitar que sua boca diga coisas ruins, manter teu coração longe de pensar ou fazer coisas ruins, manter o teu interior e exterior tão puros como se estivesse na presença de Allah Azza Wa Jalla para que nosso jejum seja aceito e recompensado. Porque o Profeta صلى الله عليه وسلم disse: “Algumas pessoas estão jejuando, mas só têm fome e sede, não são recompensadas porque não mantêm seu interior limpo e bom também”.
Jejuar no mês do Ramadã é fard para cada Muçulmano e Muçulmana, tanto as mulheres quanto os homens devem jejuar. Quando têm 9 ou 10 anos, temos que começar a ordenar as crianças que jejuem. Abaixo desta idade não é necessário, se elas quiserem voluntariamente jejuar, está bem. Mas é importante mantê-las nos modos do Ramadã. Portanto, quando você der comida a elas, não as coloque em uma área pública onde haja pessoas jejuando. Isso é adab, alimentar as crianças em uma área privada ou em algum lugar onde não haja tantas pessoas que as vejam comer, isso é apenas para ensiná-las adab, mas o jejum não é pedido a elas.
Além disso, uma pequena história:
Era uma vez um homem que era um majusi مجو, um adorador do fogo. Quando ele morreu, seu vizinho, muito sábio, o viu nos céus. Ele perguntou-lhe: “O que você fez? Você é um incrédulo, não é muçulmano.” Ele respondeu: “Um dia no Ramadã, meu filho estava comendo abertamente na rua. Fiquei zangado com ele e disse: “Entra, os muçulmanos estão jejuando, como se atreve a comer na frente deles!” Assim, a única coisa que fiz foi respeitar o seu jejum, e Allah escreveu para mim a fé no meu último minuto, e me recompensou com o Paraíso”.
Assim que, este é o grau de adab que se deve ter, e isso as crianças têm que aprender.
Quando as crianças têm 10 anos, podemos começar a pedir que jejuem alguns dias ou mais, ou se quiserem, podem jejuar o mês inteiro, está bem. O jejum é obrigatório quando a criança atinge a puberdade, ou aos 15 anos de idade. Então a orações (Salah), e o jejum se tornam obrigatórios para elas. Uma criança que complete 15 anos deve jejuar o mês inteiro de Ramadan e rezar.
Para que seja obrigatório jejuar o mês inteiro de Ramadan, primeiramente, deve ser muçulmano. Em segundo lugar, deve ser uma pessoa sã. Em terceiro lugar, deve ser um adulto, ter atingido a puberdade. E finalmente, ter o conhecimento de que é Ramadan. Isso significa que, estejamos em um país não muçulmano ou muçulmano, se sabemos que é Ramadan, temos que jejuar.
A lua crescente (hilal) do Ramadã deve ser vista para que o jejum se torne obrigatório, para que tenhamos que começar o jejum. Antigamente se requeria que duas pessoas confiáveis vissem a lua crescente de Ramadan. Essas duas testemunhas (shahids) testemunhavam no tribunal terem visto o crescente do Ramadan. Então, as pessoas saiam anunciando para todos os lados: ‘Amanhã será Ramadan! Amanhã será Ramadan!’ Desta forma, todos se inteiravam disso. Mas, em países não muçulmanos isso não acontecia. Em nosso tempo temos essa tecnologia, mashaAllah, se sabe com um ano de antecedência quando começa o mês de Ramadã. E nós seguimos ulu-l amr – أولوا الأمر, o responsável.
Para jejuar de forma correta, deve-se fazer niyyah, intenção. Pode fazer niyyah de jejuar no início do mês: “Vou jejuar o mês inteiro”. Ou podem fazer a intenção para cada dia, desde o Magrib até Duha do dia seguinte. É por isso que, no tempo de Magrib, no iftar, dizemos: ‘Allahumma laka sumtu wa bi ni’matika aftartu, wa li sawman ghaddan nawaytu اللهم لك صمت و بنعمتك أفطرت و لصوم غداً نويت ’- que siginifica: Por Ti jejuei, meu Senhor, e estou quebrando meu jejum com Tua provisão e pretendo jejuar amanhã. Essa é a intenção relativa ao mês de Ramadan. Contudo, para os jejuns de kaffarah ou nadhr, deve especificar e dizer sua niyyah todos os dias de seu jejum.
Quando estiver menstruada ou com sangramento pós-parto (nifas), não deve jejuar. Se estiver doente, ou algo assim, e o jejum puder fazer mal ao seu corpo, então está permitido não jejuar. Além disso, se você estiver viajando, pode romper seu jejum, é permitido. Mas se o jejum não te prejudica e você gosta de jejuar, pode continuar jejuando enquanto viaja. Era mais permissão para pessoas que viajavam em burros, cavalos ou camelos em condições difíceis, era permitido para elas, mas agora viajamos com mais conforto.
Existem 4 tipos de jejum: fard, wajib, sunnah e makruh.
Fard é o obrigatório. É obrigatório jejuar no mês de Ramadan, jejuar kaffara, e jejuar quando fizer a promessa de jejuar: nadhr / نذر, (quando prometer ou fizer um juramento a Allah para jejuar por uma certa quantidade de dias se algo que queira que aconteça, acontece – então estes dias em que você prometeu jejuar tornam-se obrigatórios). É obrigatório jejuar no Ramadã e também jejuar tudo o que você perdeu no Ramadã devido ao período menstrual, ou nifas, doença, ou gravidez, ou viagem. Todos os dias que não se pôde jejuar no Ramadan têm que ser recuperados posteriormente. Se foi por menstruação, nifas, ou gravidez, significa que você é jovem e saudável e, mais tarde, deve compensar os dias que perdeu, um dia para cada dia de jejum perdido. É obrigatório. Mas se você está doente e não pode, então vamos conversar sobre este tópico mais tarde inshallah.
Kaffara كفّارة significa penalidade na forma de jejum. De bom grado, sem uma desculpa legal, quebrar seu jejum no Ramadã, requer um kaffara / jejum de penalidade. De acordo com a Shari’ah islâmica, alguns outros pecados também exigem este jejum de penalidade Kaffara. É requerido o jejum kaffarah para ser perdoado e purificado do pecado.
O segundo tipo de jejum é wajib. Wajib é como fard, mas um grau a menos, também há de se cumpri-lo. O que se considera jejum wajib? Se está jejuando nafl e algo acontece que te leve a quebrar o jejum no meio do dia, tem que compensar esse dia mesmo que seja nafl, porque torna-se wajib.
Os jejuns sunnah seriam aqueles no Dia de Ashura (10º dia de Muharram) com o 9º de Muharram. É sunnah jejuar no 9º e no 10º juntos. Estes são jejuns sunnah. É mandub مندوب, preferível, recomendado, jejuar três dias de cada mês lunar (13, 14 e 15). É também aconselhável jejuar às segundas e quintas-feiras, e os 6 dias do mês de Shawwal. Os 6 dias de Shawwal, é melhor jejuá-los depois do primeiro dia de Eid. Também pode começar a jejuar no segundo dia de Eid. E pode jejuar quaisquer outros seis dias até o final do mês de Shawwal. Qualquer jejum que o Profeta صلى الله عليه وسلم tenha louvando é sunnah. Por exemplo, ele صلى الله عليه وسلم elogiou o jejum de Dawud – alayhi salam, dizendo: “Dawud – alayhi salam jejuava em dias alternados, dia sim, dia não”. E também disse: “Este é o melhor tipo de jejum. O que Allah mais gosta.” Além desses, qualquer dia que jejuem, fora os dias proibidos, é nafl. Se jejuam voluntariamente, está bem, é recompensado, a menos que seja em dias proibidos ou não aconselhados.
Além disso, há dias em que o jejum é makruk – desaconselhável:
Makruh tanzihi é aquele ato que está perto de recompensa (thawab);
Makruh tahrimi que está perto do pecado.
Makruh Tanzihi, seria, por exemplo, jejuar no Dia da Ashura, apenas, sem jejuar um dia antes ou depois, porque temos que jejuar pelo menos dois dias em Ashura.
Makruh tahrimi, é quando é haram jejuar neles. Inclui: o primeiro dia do Eid após o Ramadã e os quatro dias de Eid Al-Adha. É proibido jejuar nesses cinco dias. São makruh tahrimi.
Também é makruh jejuar nos dias de sexta-feira ou sábado de forma separada, a menos que seja durante o Ramadan, de um mês completo, ou que uma semana inteira incluindo esses dois dias, então está bem. Mas, jejuar sexta-feira sozinha, como um hábito é makruh.
Também é makruh jejuar em dias considerados de importância tradicional ou cultural para algumas pessoas ou nações, sem pertencer à tradição islâmica, como o dia de Nevruz (Ano Novo persa) ou o dia de Mahrajan ou qualquer dia similar. Jejuar nestes dias ou em outros dias especiais que não são islâmicos é makruh.
O que é que não quebra seu jejum? Comer, beber ou se relacionar, esquecendo que está jejuando não quebra o seu jejum. Se você comer e se lembrar, apenas cuspa o que está em sua boca e a limpe. Não pense que seu jejum está quebrado e continue jejuando porque isso vem de Allah. Se ver alguém que está jejuando e come algo, então apenas lembre-o. Mas se ver que a pessoa está fisicamente fraca, apenas deixe-a comer e então lembre-a mais tarde, ou deixe-a lembrar por si mesma.
Além disso, engolir algo como poeira ou fumaça acidentalmente, não intencionalmente, não interrompe seu jejum. Ou se está caminhando e algumas gotas de chuva acidentalmente caem em sua boca e você as engole, ou neve ou qualquer coisa acidentalmente – não intencionalmente, tudo bem, mas se for intencional, isso quebra seu jejum.
Uma senhora perguntou outro dia se nadar interrompe seu jejum. Na verdade, aqui está escrito que se você estiver em um rio e, passando por ele, a água entra no seu ouvido, não quebra o seu jejum. Nadar é um pouco, sabem, desaconselhável, porque não se tem certeza se a água sai pela boca ou pelo nariz. Se realmente pode controlar a si mesma, está bem, mas se não tem certeza, se algo a coloca em dúvida, deve ser paciente até que termine o Ramadan. Este também é um hadith do Profeta صلى الله عليه وسلم: “Afaste-se das dúvidas”, inshallah. Isso é algo a se considerar.
E se tem algo em sua boca que é menor do que um grão de bico e o engole, então está bem. Mas se for maior do que um grão de bico, quebrará seu jejum.
Também, se você tiver kohl em seus olhos, ele não quebra seu jejum. Ou se colocar algo no ouvido, para limpar o seu ouvido, não quebra o seu jejum. Qualquer coisa que não seja comer e beber, ou que não entre na boca ou nariz não quebra o seu jejum.
Se você tiver mucosidade e engoli-lo, isso não interrompe o seu jejum. E se vomitar, e não sair da sua boca, apenas sobe e você o engole de volta, isso não quebra o seu jejum. E se estiver vomitando e não for uma boca cheia de vômito, mesmo que você cuspa, não quebra seu jejum. Mas se for uma boca cheia ou mais do que uma boca cheia de vômito, então seu jejum está quebrado e é preciso compensar: um dia para cada dia de jejum perdido, sem kaffara, nenhuma penalidade é necessária.
E se colocar algum remédio no dente, mas não o engole, só sente o gosto dele na boca, isso também não quebra seu jejum. Então, isso é sobre o jejum.
Mas, se quebra seu jejum intencionalmente, comendo, bebendo ou tendo relacionamentos com seu marido, terá que fazer kaffara, penalidade por isso, além de compensar todos os dias que você perdeu. Isso é o suficiente por hoje, inshallah.
Um pequeno lembrete: também temos o Zakat Al-Fitr no Ramadan. Zakat Al-Fitr é obrigatório para nós, obrigatório na verdade, para o dono da casa, para o chefe da casa dar em nome de cada pessoa da casa. Zakat, que significa limpeza, limpa nosso jejum de erros e o torna completo, InshaAllah.
Wa min Allahi at-tawfeeq
Fatiha
🕋
No comment yet, add your voice below!