Perguntas e Respostas (FAQ) sobre Sufismo e Islã - Naqshbandi do Brasil Skip to content

Perguntas e Respostas sobre Sufismo e Islã

Entrevista Sheikh Mehmet Nazim – 30/08/20

Perguntas e respostas sobre Sufismo

Pergunta: Como cultivar a paciência? Como fortalecer nossa conexão com Mawlana?

Sheikh Mehmet Nazim: A paciência é muito importante no Islam. No coração se reconhece e se exalta a paciência. Basicamente é conter o ego, porque para cada ação há uma reação. E a maneira de fazer isto é, antes de passar imediatamente a reação, refrear nosso ego, atuar com tranquilidade e não reagir imediatamente. Hoje em dia isto é um problema porque existe muita impaciência. Todos são impacientes e, quando enfrentamos uma situação, imediatamente reagimos, sem nos conter ou nos resguardar.

Quando você está no bayat com seu sheikh, deve saber que ele está olhando você o tempo todo. Qualquer coisa que faça, deve saber que ele está te olhando. Quando você sabe que seu sheikh está olhando, você faz o que é satisfatório para ele, e não aquilo que satisfaz a você mesmo. Praticar ações que vão agradar e contentar seu sheikh, e deixar de fazer aquelas que ele não aprovaria, é a melhor forma de aumentar a sua conexão com ele.

Pergunta: Qual o significado de uma Dergha na história da Tariqa? Qual é seu objetivo? Como é seu funcionamento? Um conselho para aqueles que tem um Dergha em países onde os códigos do Islam e da Tariqa são desconhecidos para a sociedade.

S.M.N.: A Dergha é o sheikh, em Tasawwuf e na Tariqa; o mais importante é o sheikh, tudo é o sheikh.

Meu avô, Mawlana Sheikh Nazim, no princípio era um dervixe que viajava ao redor do mundo e nunca teve uma Dergha quando era jovem. Então, ele era a Dergha em si mesmo. Mais tarde por volta de 1982 e 1983, ele teve a inspiração de ter uma Dergha, e assim construiu uma em Lefke (Chipre).

A Dergha é um lugar onde o sheikh vive. Historicamente vem do Profeta (ASWS), que tinha uma casa ao lado da Mesquita do Profeta (ASWS) Mashid Al Nabawi. Logo atrás havia um lugar chamado Hasawu Sufr.  Neste lugar viviam os sahahbas mais pobres, que eram como dervixes. Eles estavam lá tratando de aprender com o Profeta (ASWS), e a palavra sufi vem deles (Sufr). A Dergha vem daí: onde vive o sheikh, onde ele ensina a sua gente a ser muçulmana. Isto foi o que fez meu avô, que designou a certas pessoas que abrissem Derghas em seus países pois, ainda que seja bom ir a Lefke, nem todos podem ir. E  assim todos têm a possibilidade de receber este tipo de treinamento onde vivem, com a pessoa que foi designada à eles.

Pergunta: Que dua ou oração nos recomenda para estes tempos, nos momentos em que sentimos dúvidas ou estamos atormentados? O que nos recomenda fazer? Rezar ou recitar?

S.M.N.:  Meu avô recomendava que quando alguém começasse qualquer coisa iniciasse dizendo – Bismillahi  Rahmani Rahim.

Ele dizia que quando alguém tem que tomar uma decisão, ou realizar uma ação, se tudo se apresentasse fácil e aberto era um sinal de que este era o caminho certo a seguir, pois tudo se apresentara com facilidade. E, ao contrário, quando uma pessoa toma uma decisão, ou quer tomar um caminho que se apresenta com obstáculos, e ela trabalha firme para eliminar estes obstáculos e aparecem outros, e mais outros, quer dizer que há sinais de que essa decisão não é boa. Mesmo se, com muito esforço, a pessoa consegue superar todos os obstáculos até chegar ao objetivo que havia estabelecido no início, ainda assim esta situação não é boa para nós.   Então, as pessoas devem observar, antes de realizar uma ação, por onde ela vai. Em suas observações, se vêem que todas as portas estão abertas, quer dizer que está bem. Mas, ao contrário, se vêem que as coisas se tornam difíceis, significa que todas as portas estão fechadas.

Pergunta: Que ensinamentos poderia compartilhar conosco da experiência e proximidade com grandes mulheres da Tariqa, como são Hajja Amina Adil, Hajja Rukya Sultan e outras mulheres de sua família?

S.M.N.: A mulher é a mestre da casa. Mawlana Sheikh Nazim costumava dizer que, se não fosse por Hajja Amina, ele nunca poderia ter sido tão exitoso auxiliando tanta gente, graças ao seu apoio e à sua ajuda. 

Hajja Amina foi, sobretudo, uma grande mãe para seus filhos, que é o papel mais importante da mulher na casa: o de educar bem e de ensinar-lhes adab, boas maneiras, e a religião. Porque o pai não tem tanta habilidade para criar os filhos como a mãe. Um filho que aprende de sua mãe bom comportamento e  religião os mantém para o resto de sua vida.

Quando os filhos crescem sem mãe, ou não recebem limites e uma boa educação da parte de sua mãe, terminam sendo crianças que criam problemas e que tem problemas, sendo que aqueles que recebem uma forte presença de sua mãe e são bem educados por ela serão fortes em suas vidas.

In Shaa Allah (se Deus quiser), para as mulheres que estão escutando, que Allah lhes outorgue muito poder e força para que possam dar um bom direcionamento, educar e criar seus filhos.

Pergunta: Qual é o método da Tariqa? O que o sheikh vê em seus murids (seguidores)?

S.M.N.: Tariqa significa caminho, e é o caminho que leva a Allah (swt) Todo Poderoso. O método é levar as pessoas a este objetivo.

Na Tariqa, o trabalho do sheikh é assegurar-se de que seus murids cheguem a Allah Todo Poderoso. É  por isto que, para o sheikh, todos os seus murids são muito preciosos. Ele quer que todos os seus seguidores sejam servidores de Allah Todo Poderoso.

Tariqa é um caminho que, para quem o segue com sinceridade e é sincero, leva à estação (estágio ou grau) do Homem Perfeito, Al-Insan Al-Kamil. E esse é o objetivo pelo qual nos querem levar a todos, para que todos cheguemos neste estágio. É um objetivo difícil, mas nosso trabalho é tentar. E, como nosso Profeta (SAWS) disse que nossas ações são de acordo a nossas intenções, nós devemos tentar fazer o caminho com sinceridade para chegar ao nosso destino, e seremos recompensados segundo esta intenção.

Pergunta: O que podemos fazer para deixar ir nossos problemas e expectativas, para que cessem de nos distrair de nossas práticas espirituais?

S.M.N.: Estamos no dunya e Allah Todo Poderoso disse que o dunya vem com dificuldade, com nossos filhos, com nossas privações, com nosso trabalho, e que estas dificuldades são parte de nossa vida mortal. E também são parte de nosso desenvolvimento espiritual.

Se nossos problemas nos causam dificuldades, temos que saber que são parte de nosso desenvolvimento espiritual. Ao enfrentar nossas dificuldades, temos que estar cientes de que estamos lutando contra nosso ego. Se alguém é forte contra seu ego, esta é a maior abertura para seu desenvolvimento espiritual. Não tem que se preocupar se essas coisas entorpecem a sua prática, porque estas coisas vão junto e estão relacionadas. Assim, as pessoas devem colocar em prática os exercícios que seu Sheikh lhes dá — que no geral não são tantos —, e que são suficientes. 

Pergunta: Como podemos alcançar a ligação com Allah (swt) através do que gostamos de fazer?

S.M.N.: Allah(swt) está em todos os lugares. Se olhar para todos os lados, poderá ver Allah (swt) Todo-Poderoso em tudo o que vê. Tudo é criação de Allah (swt). É por isso que, em tudo o que olhares, verás Allah (swt). Mas a melhor maneira de se ligar a Allah (swt) Todo-Poderoso é ajudar as pessoas. Allah (swt) ama os servos que servem outros servos. Todos eles são criações de Allah (swt) Todo-Poderoso, por isso Ele ama quem quer que seja servo dessa criação.

O Profeta (pbuh) disse que o melhor povo da sua nação é aquele que é benéfico para os outros. Assim, se alguém for benéfico para outras pessoas ou para a criação, é a melhor forma de se ligar a Allah (swt) Todo-Poderoso

Pergunta: Em relação ao dhikr do coração, como podemos exercê-lo para alcançar uma verdadeira ligação com a presença de Allah (swt) em nossos corações?

S.M.N.: Quando o nosso coração quando bate, diz o dhikr de Allah (swt) o tempo todo. Primeiro começamos com o dhikr com a nossa língua e, à medida que a língua se habituar a fazer o dhikr de Allah (swt), chegará o momento em que encontraremos a ligação entre a língua e o coração, o ritmo do coração. E continua-se à procura dessa ligação até se conhecer o dhikr do coração. Nesse momento, somos capazes de tirar todo o benefício e fazer o dhikr. O momento em que existe essa ligação com o ritmo cardíaco é o melhor momento para fazer o dhikr silencioso e tirar o máximo proveito dele.

Pergunta: Como podemos ajudar alguém que está longe da fé a acreditar novamente em Allah (swt)?

S.M.N.: Todas as pessoas têm bons atributos. O meu avô, Mawlana Sheikh Nazim, disse-me para procurar bons atributos nas pessoas. Mesmo numa pessoa má é preciso procurar o que há de bom. E nas pessoas que estão longe, é preciso procurar os atributos que são bons nelas. E, através destes bons atributos, inshallah elas podem ser atraídos pela crença.

Pergunta: Seu avô recomendou viver uma vida mais calma, indo para o campo. Contudo, às vezes a nossa subsistência e a nossa família estão na cidade, e as nossas atividades de trabalho são mais num escritório ou ligadas ao comércio do que ligadas à agricultura. O que nos recomendaria para conseguirmos uma vida mais pacífica, mais próxima dos ensinamentos do nosso sheikh?

S.M.N.: Mawlana Sheikh Nazim disse que as pessoas deviam ligar-se a uma vida simples e recomendou a algumas que fossem viver no campo. Mas as que viviam na cidade não foram forçadas a sair de lá. O que ele recomendou é que se o seu trabalho, as suas atitudes e  o seu sustento estão na cidade, de alguma forma você deve estar ligado à vida simples e à vida no campo. Para ter um “escape” para onde ir de vez em quando — não o tempo todo —, para se ligar à natureza e a esse tipo de vida. Isso seria suficiente para se conseguir uma vida mais pacífica. Nós fomos criados do barro. A natureza do ser humano é estar perto da terra, e a vida nas cidades o impede. É por isso que é tão importante manter contato com a terra. Porque esta conexão nos faz bem tanto física quanto espiritualmente. É por isso que Mawlana Sheikh Nazim recomendou isto.
Pergunta: Para muitos de nós, o fato de estarmos em Tariqa é um evento milagroso, algo que mudou nossos corações. Como isso pode ser transmitido e compartilhado com pessoas queridas e próximas que têm ausência de herança cultural das verdadeiras práticas religiosas, e têm um muro de preconceitos sobre as palavras religião e fé?
S.M.N: Estar em Tariqa e estar neste caminho é um grande presente de Allah Todo-Poderoso para o povo. E as pessoas que procuram a orientação do Awliy Allah (os santos) sempre as encontrarão. E quanto às pessoas ao nosso redor que têm esses preconceitos, o que temos que fazer é convencê-las a buscar orientação, a buscar sua própria orientação. E isso não significa tentar promover o caminho Naqshbandi, para que eles o adotem, mas dizer-lhes que, assim como nós encontramos orientação desta forma, eles devem buscar a orientação da maneira que ela se manifestar para eles. E, se a Allah Todo Poderoso se convencem de pedir esta orientação, Allah a concederá a eles.

Nosso caminho está sempre aberto e estamos sempre disponíveis para receber qualquer pessoa que venha a ele. Não forçamos ninguém a seguir nosso caminho; quem quer que queira entrar, nós recebemos e estamos sempre prontos para receber.

Pergunta: Qual é a melhor maneira de melhorar ou refinar o rabitat com Mawlana? Como esta conexão pode ser desenvolvida?

S.M.N.: Como dissemos antes, temos que saber que nosso sheikh está conosco o tempo todo. Para melhorar a conexão com ele, é preciso fazer as coisas que nosso sheikh gosta. E quando se faz isso indo contra o que nosso ego gosta de fazer, a conexão se torna cada vez mais forte.

Pergunta: Nosso pequeno mas crescente yammat está pensando em se mudar para algum povoado ou cidade que não seja a Cidade do México. Pedimos permissão e duas para isso. Qual é o seu conselho? Uma cidade pequena, uma vila ou diretamente na zona rural?

S.M.N.: Neste momento, a melhor coisa é começar com um cidade pequena, nas áreas mais afastadas, na zona rural. Eles têm o apoio e as bênçãos para o que estão fazendo.

Pergunta: Você pode falar sobre a conexão Uwaysi e como ela funciona com o Mestre?

S.M.N.: Tenho que começar explicando que a conexão Uwaysi está relacionada com Uwaysi Al Karani. Ele não era um sahaba, ele não viu diretamente o Profeta (saws), mas conheceu seus companheiros. Uways Al Karani, apesar de não ter visto fisicamente o Profeta (saws), tinha uma conexão espiritual muito forte com ele. Ele sempre quis ir conhecer o Profeta (saws), mas sua mãe era muito idosa e ele tinha que tomar conta dela. Assim, ele nunca pôde deixar sua mãe e ir ao encontro do Profeta (saws). O Profeta (saws) mencionou a seus companheiros que havia no Iêmen alguém que estava muito ligado a ele, e seus companheiros lhe perguntaram: se ele está tão ligado a você, como é que nunca veio? E o Profeta (saws) respondeu: ele não veio porque está seguindo minha ordem de cuidar de sua mãe.

Um dia, ele pediu a permissão de sua mãe para ir visitar o Profeta (saws) e sua mãe disse que sim, mas que ele só poderia ir à casa dele. Se ele estivesse lá, ele poderia vê-lo, mas se não estivesse ele deveria voltar imediatamente. Uwaysi Al Karani aceitou sob essas condições. Então, ele chegou à casa do Profeta (saws) e Aisha responde à porta. Ele lhe diz que veio visitar o Profeta (saws). Aisha diz a ele que o Profeta (saws) não está lá, que ele está orando e que chegará mais tarde. Uwaysi al Karani então diz: por favor dê meus cumprimentos ao Profeta (saws), minha permissão é apenas para vir aqui. Ele deixou seus cumprimentos e teve que voltar. Depois de um tempo, o Profeta (saws) voltou para sua casa e quando olhou para a porta viu que havia luz, então perguntou a Aisha quem tinha vindo e ela lhe respondeu: era uma pessoa que parecia muito pobre, que perguntou pelo senhor, pediu para deixar suas saudações e depois se foi. O Profeta (saws) ficou muito feliz: “esse era Uways Al Karani, é um homem santo e está espiritualmente ligado a mim”, disse.

Portanto, a conexão Uwasy é a conexão de um Sheikh com uma pessoa através dos sonhos ou do mundo espiritual, mas não fisicamente, isto é a conexão Uwasy. Há certos Awliy Allah que nunca estiveram com seu sheikh, talvez por cem anos, e através dos sonhos e do mundo espiritual receberam permissão para transmitir os segredos do Tariqa. A isso se chama conexão Uwasy.

Pergunta: Que conselho pode dar a aqueles de nós que são solteiros e pretendem se casar, mas não conseguem encontrar a pessoa certa, além da paciência?

S.M.N.: Você não precisa ser tão exigente, e deve olhar para as coisas boas que as pessoas ao seu redor têm. Meu avô aconselhava as pessoas a fazer dois rakats entre maghrib e isha, e fazer um dua para que a pessoa certa apareça. Espiritualmente, podem fazer isso para encontrar a pessoa. Inshallah vamos fazer dua para que os homens encontrem boas esposas e as mulheres encontrem bons maridos.

Pergunta: O que se pode fazer ou recitar quando temos os caminhos tão fechados?

S.M.N.: Meu avô costumava dizer para recitar Bismillahi Rahmani Rahin antes de tudo para que houvesse uma abertura, e nos últimos dois anos, Mawlana Sheikh Nazin insistiu muito em dizer Bismillahi Rahmani Rahin em tudo o que se faz, de maneira a conseguir uma abertura.

Pessoalmente, costumo dizer que, quando as pessoas estão iradas ou têm muita raiva, todas as portas estão sempre fechadas para elas. Por isso é preciso viver mais relaxado. Meu avô costumava dizer que as pessoas devem ser como a água – quando você é como a água, consegue fluir e encontrar o caminho para poder passar. Devemos ser mais como a água, e não com tanta raiva, porque o que a raiva e a energia negativa fazem é fechar todas as portas para nós.

Pergunta: É possível obter a iniciação Sufi à distância por meio de tecnologia, vídeo-chamada? Isto é contra a tradição, o modernismo?

S.M.N.: O importante, a primeira coisa que se deve fazer é aceitar o Sheikh Mehmet como seu sheikh no coração e aceitar o bayat em seu coração. Esta é a primeira coisa. Depois, quando o contato físico for possível, se pode fazer o bayat em presença física.

Hoje, dada a situação que estamos vivendo, é possível fazê-lo por meio de uma chamada de vídeo, mas tendo em mente que o mais importante é ter o Sheikh Mehmet no coração. E, quando tiver que fazer isso por uma chamada de vídeo, você tem que colocar a intenção de fazer o bayat com o Sheikh quando tiver a possibilidade de vê-lo pessoalmente. Salams para os irmãos da Venezuela.

Pergunta: O que é caridade para o homem, seu significado mais profundo? Ela traz o conceito do homem receber algo que ele não ganhou. O Profeta (saws) nunca comeu de caridade, então, o que é caridade?

S.M.N.: Caridade é sadaka. O Profeta (saws) aceitou presentes, mas nunca aceitou sadaka. E a caridade ou sadaka é destinada às pessoas mais pobres.

Embora o Profeta (saws) fosse financeiramente pobre por causa de sua estação e sua majestade, não era aceitável que ele recebesse tal caridade. A sadaka é dada para ajudar alguém, e o Profeta (saws) não precisava da ajuda de ninguém, não se pode ajudar o Profeta (saws). Mas se podia dar presentes a ele por amor e por todo o apreço que se tinha por ele, e ele aceitou esses presentes. Essa é a sabedoria pela qual ele não aceitou a caridade ou sadaka.

Pergunta: Com relação à educação das crianças, no caso de serem abandonadas pela mãe, elas podem aceitar os ensinamentos da avó ou o dano é permanente?

S.M.N.: Sim, é claro. A avó também é mãe e tem experiência, então, se não podem ser criadas pela mãe, é um bom substituto que sejam criadas por sua avó.

Pergunta: De acordo com nossa Tariqa e guia abençoada, existe um período de tempo recomendado para que nossas irmãs latino-americanas convertidas, geralmente mães, que trabalham no ocidente não islâmico, possam conhecer seu possível esposo muçulmano e decidir comprometer-se. É recomendado algum templo específico para decidirem se casar?

S.M.N.: Meu avô geralmente fazia nika, concessões, mas quando há concessões a idéia é que elas não devem ser longas, mas sim curtas. Entre seis meses e um ano é suficiente, mas não mais do que um ano.

Pergunta: Vamos ser pais pela terceira vez e queríamos perguntar se um nome para nosso filho é possível.

S.M.N.: Você pode chamá-lo de Mahmud. Que Allah faça com que o parto seja fácil para ela.

Pergunta: Qual é a melhor coisa que podemos fazer para que nossos filhos pequenos atravessem as dificuldades desses tempos?

S.M.N.: Estes são tempos difíceis, especialmente para as crianças. Os pais devem ser muito claros com seus filhos e apoiá-los muito, e tentar evitar que eles recebam muitas notícias externas porque são tempos de muita confusão. Há um vírus, disso não há dúvida, mas há muito exagero por trás de tudo isso. Não há problema em se preocupar e ter cuidado, mas se você exagerar nestas coisas, isso pode nos prejudicar e trazer confusão. Não devemos perder nossa humanidade, pois o que eles estão tentando impor é que nós percamos nossa humanidade.

Temos nosso sheikh, ele está cuidando de nós. Portanto, não devemos nos preocupar ou ter medo, porque o que vier será de Allah Todo-Poderoso. Aconselho vocês a terem fé, em vez de medo.

Muito obrigado, eu senti que estávamos realmente todos juntos. Obrigado pelas perguntas que fizeram. Inshallah vamos organizar outra conversa para o próximo mês. Feliz Muharran e feliz Ashura. Bênçãos e felicidade para todos em suas vidas,  inshallah.